Como é a dor de uma tendinite?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Falta de força ao realizar movimentos de abdução; Dores na região lateral do quadril; Sensação de pressão nos tendões, que aumenta a dor.

Quando ocorre uma lesão de um tendão, é importante interromper a actividade e descansar. O repouso, associado ao uso de gelo, manobras de compressão e elevação do membro afectado permitem uma redução da inflamação e da dor, permitindo a recuperação de uma tendinite em alguns dias ou semanas.

Ambas são caracterizadas como processos inflamatórios. No entanto, a tendinite é uma inflamação que atinge o tendão, enquanto a inflamação atinge a bursa. Nesse sentido, é possível afirmar que a bursite é um processo inflamatório secundário, pois só ocorre após uma lesão no tendão, ou seja, a tendinite.

Desta forma, para identificar com precisão e avaliar os ligamentos e tendões com objetivo de controle de uma lesão e até mesmo entender a sua evolução, os médicos indicam exames de imagem, principalmente a ultrassonografia e a ressonância magnética.

Um movimento abrupto ou excessivo pode provocar uma inflamação. Quando isso acontece, o ideal é interromper qualquer exercício e mesmo uma caminhada. Às vezes, a dor inicial não é tão intensa e a pessoa resolve continuar sua caminhada. Mas um especialista sempre deve ser consultado”, explica o Dr.

Remédios para tendinite

  • Paracetamol;
  • Cataflan;
  • Ibuprofeno;
  • Naproxena,
  • Voltaren.

Quais são os sintomas de Tendinite? O principal sintoma de tendinite é uma dor forte na região do corpo que está sendo afetada pela inflamação. Se você sente muita dor nos braços depois de um dia inteiro de trabalhos manuais, pode estar sofrendo de tendinite nos pulsos.

A tendinite leve geralmente é superada em dois a três dias. A recomendação mais comum é manter a área afetada tranquila e com gelo por 20 minutos, a cada três horas.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

A bursite é uma inflamação dolorosa da bursa (uma bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento onde a pele, músculos, tendões e ligamentos deslizam sobre os ossos). Movimentar-se é geralmente doloroso e a bursa próxima à pele pode ficar inchada e sensível.

A dor desse tipo de bursite pode irradiar das áreas frontal e média da coxa até o joelho e pode aumentar quando se estende ou rotaciona o quadril. Também pode haver uma limitação no movimento que pode ser percebida na caminhada, por exemplo, fazendo com que a pessoa sinta dor e opte por um passo mais curto.

A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. E não, ela não afeta só os ombros. Essa lesão pode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.

Como a tendinite, em regra, é uma doença ocupacional, ela entra nas exceções para a carência mínima dos benefícios por incapacidade e, por isso, não é preciso cumprir os 12 meses de contribuição ANTES da incapacidade.

Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxílio-Acidente de até 50% a mais no salário.

Os anti-inflamatórios podem ser utilizados no tratamento inicial da bursite. Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.

Normalmente, a dor se concentra do lado em que o paciente tem mais força (pois ele acaba utilizando com mais frequência esse lado). Outro detalhe muito importante é que se a tendinite não for tratada ela pode deixar sequelas no paciente: por exemplo, a cronicidade do quadro ou até mesmo a ruptura do tendão.

Tratamento caseiro para tendinite
Fazer compressas quentes (Aconselhamos fazer nos músculos próximos ao local de sua tendinite) e compressas frias fazer exatamente no local da dor; Anti-inflamatórios naturais (continue a leitura para saber mais sobre eles);

Se você possui uma dor advinda de inflamação óssea, muscular ou de algum tipo de doença não-diagnosticada, não é recomendado que você tome Dorflex, já que ele pode mascarar e, consequentemente, piorar o quadro da doença ou inflamação.

O mais utilizado é a Ciclobenzaprina, de 5 a 10 mg, 1 a 2 vezes/dia. Os AINEs são usados para dor e inflamação. Pode-se usar: Celecoxibe 400mg/dia, Naproxeno 500mg/dia e Nimesulida 200mg/dia, por 14 dias.

Os esforços excessivos e repetitivos, são as causas mais comuns da tendinite. No entanto, ela pode se desencadear em função de trauma ou mesmo infecções. Situações do cotidiano podem causar tendinite também, como a má postura corporal, a falta de alongamento e a sobrecarga, devido a constante contração dos músculos.