Como é a dor de uma gastrite?

Perguntado por: efreitas9 . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na “boca do estômago” que pode irradiar-se para outras regiões do corpo e confundir-se até com a dor do infarto, por exemplo.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:

  1. Suco de batata. ...
  2. Chá de espinheira-santa. ...
  3. Suco de banana e pêra. ...
  4. Chá de aroeira. ...
  5. Chá de acelga. ...
  6. Chá de ervas. ...
  7. Suco de couve com mamão e melão.

Procure um médico caso apresentar azia, má digestão e sensação de estômago cheio após se alimentar.

Diminuir o consumo de alimentos que aumentam a acidez do estômago, como comidas picantes, álcool e café, é o caminho indicado para atenuar o ataque às paredes do estômago. Alimentos mais gordurosos, que exigem mais quantidade de ácido para serem digeridos, também entram na lista dos desencadeadores da gastrite.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Como aliviar a Gastrite?

  1. Passe longe de vícios. Fumar causa problemas de saúde, inclusive gastrite. ...
  2. Moderar no café O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. ...
  3. Alimentação balanceada. ...
  4. Comer de três em três horas. ...
  5. Controlar o estresse e a ansiedade.

A gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos). O principal sintoma é a dor de estômago, que pode surgir quando você fica muito tempo sem comer ou logo após a ingestão de algum alimento ou bebida.

Os principais sintomas de gastrite nervosa são:

  • Dor no estômago em forma de pontada;
  • Acidez e ardor na boca do estômago;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Náuseas e vômitos;
  • Arrotos frequentes.

Prevenindo a gastrite
Para estas pessoas, os médicos podem receitar junto com o anti-inflamatório, um antiácido como ranitidina ou omeprazol.

a gastrite não causa dor nas costas. Entretanto, uma ulcera gástrica, dependendo de sua localização e profundidade , pode provocar dor irradiada para o dorso.

Entre eles estão azia, queimação, aquela sensação de estômago cheio ou inchaço abdominal. Também é possível sentir dor constante ou em pontadas, enjoos, vômitos e arrotos frequentes; ou até perda do apetite e diarreia.

O ibuprofeno é um anti-inflamatório, e por isso é melhor evitá-lo se for possível, já que costuma piorar a gastrite. Até passar com seu médico, é mais seguro que use analgésicos como dipirona ou paracetamol.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Na fase inicial, ela é chamada de gastrite superficial ou leve, quando apenas a parte mais externa da parede do estômago é atingida, enquanto que a fase final é denominada de atrofia gástrica, em que a parede do estômago está quase que completamento destruída, podendo evoluir para o câncer.

A ação do medicamento acontece após o uso e o efeito será prolongado a cada tomada. Em até 90 dias, as lesões no estômago serão cicatrizadas na maioria dos pacientes.

Exames e Diagnósticos
"Com o conjunto de sintomas e a história do indivíduo, o médico pode suspeitar da gastrite. Contudo, a confirmação da doença depende da realização de uma endoscopia digestiva alta, exame que visualiza a mucosa gástrica por meio de um tubo flexível – endoscópio – introduzido pela boca.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

A maior parte dos casos de dor ocorre quando um tumor pressiona os ossos, nervos e órgãos do corpo. Pacientes com doença avançada são mais propensos a sentirem dor. Compressão da medula espinhal. Quando um tumor invade a coluna vertebral, pode pressionar a medula espinhal.

Os sintomas mais comuns da úlcera péptica são a dor em queimação e a sensação de vazio na região do estômago. Na maioria dos casos, a dor aparece no jejum prolongado e melhora com a alimentação. Porém, em alguns pacientes, a dor piora algumas horas após as refeições.

Dor abdominal: cerca de 60% dos pacientes apresenta dor nessa região. A sensação de desconforto abdominal persistente pode tanto indicar doença benigna (úlcera, gastrite) quando maligna (tumor de estômago). No exame físico feito pelo médico, o paciente pode sentir dor no momento em que o estômago é palpado.