Como é a dor de uma contração?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.

A “dor” da dilatação é semelhante a uma pressão na vagina. Também é possível sentir dores e incômodos nas costas e pontadas dentro da região íntima3. É muito comum relatos de mulheres que não sentiram absolutamente nada, e que ao chegar na maternidade tiveram diagnóstico de dilatação bastante avançada.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual. Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso.

A sensação das contrações de treinamento são mais brandas, lembra uma cólica ou acontece um enrijecimento da barriga. E elas podem ser aliviadas com a mudança de posição. Não costumam doer e, sim, causar algum incômodo que passa em segundos ou pouco minutos.

Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.

O bebê, já encaixado, se mexe bastante e as contrações de treinameto já são sentidas. É hora de verificar se está tudo pronto para a hora do nascimento, como a malinha do bebê e os documentos necessários para apresentar na maternidade.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Caixa de Informações Chave: 1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

CÓLICA OU CONTRAÇÃO? Diferente da contração, que só acontece depois da 26ª semana, as cólicas podem acompanhar as gestantes ao longo de toda a gravidez e, nas fases mais iniciais, é possível que venham com um pouco de sangramento.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

Não é verdade que toda mulher entra em trabalho de parto, pelo menos tecnicamente falando. Toda mulher grávida pode ser o seu bebê de forma comum, seja em parto natural ou em cirurgia cesariana, mas muitas vezes nem todos os sintomas do trabalho de parto são sentidos nesse processo.

A dor da contração também é confundida com cólica menstrual, especialmente no início, mas a tendência é ficar cada vez mais forte e frequente. No começo, as contrações são arritimadas e duram entre 30 segundos a 1 minuto, em espaços de 10, 15 ou 30 minutos.

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

O melhor momento de ir para o hospital é quando as contrações estão de 3 em 3 minutos, com duração de 40 a 50 segundos cada contração.

As contrações falsas são irregulares, rápidas e têm intensidade estável. Podem afetar apenas uma parte da barriga e passam ao mudar de posição ou atividade. Já as contrações verdadeiras são regulares, doloridas e não melhoram, podendo atingir toda a barriga e até as costas.

Sim, é muito normal! Não só é normal, como é esperado que a mulher sinta vontade de evacuar durante o trabalho de parto. Normalmente essa sensação acontece pela descida do bebê no canal vaginal e consequente compressão do reto – que fica justamente atrás do canal de parto.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade.