Como é a dor de trombose na panturrilha?

Perguntado por: isales . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

Busque ajuda médica quando notar os seguintes sintomas: Dor, inchaço e rigidez em uma das pernas; Dor intensa que surge de forma repentina e afeta as panturrilhas; Sensação de queimação, vermelhidão e inchaço em uma das pernas.

Quando há uma trombose, um dos sinais mais comuns é a presença de dor. Por vezes, ela se assemelha a uma pressão bem forte, mas também pode ser do tipo latejante. Além disso, é possível que a pessoa sinta dormência e formigamento na região afetada.

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose.

Sintomas da trombose

  1. Dor;
  2. Calor;
  3. Vermelhidão;
  4. Rigidez da musculatura na região afetada;
  5. Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando ao longo do tempo;
  6. Veias mais visíveis na pele devido à maior dilatação;
  7. Sensação de peso.

Quando devo me preocupar com essas dores
Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas: Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar.

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Proibido o tabagismo:
Substâncias contidas no cigarro deixam o sangue mais coagulável e também causam microlesões nos vasos sanguíneos. Por isso, é proibido para todos que já tiveram trombose, independente da causa.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

A dor na panturrilha pode surgir em diferentes situações e em pessoas das mais variadas idades. A situação mais comum é a dor muscular que ocorre após a prática de atividades físicas de alto impacto como corridas de longas distâncias e exercícios com peso em academias.

Uma das principais causas de dor na região são as cãibras. Essas contrações musculares involuntárias podem ocorrer em momentos como o sono, ou durante e após atividade física intensa, por exemplo. Uma das causas da cãibra é a produção de ácido lático, que gera uma fadiga muscular.

A trombose venosa profunda é mais comumente tratada com o uso de anticoagulantes, que podem ser injetados ou tomados como comprimidos. Eles não quebram os coágulos existentes, mas podem impedir que eles fiquem maiores e reduzir o risco de desenvolver outros, já que diminuem a capacidade de coagulação do sangue.

Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.

6. Elevar o pensamento e as pernas. Isso mesmo, pernas para cima é uma dica infalível para ajudar o retorno do sangue para o coração.

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.