Como é a dor de nervo comprimido?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 25 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

A dor de uma raiz nervosa comprimida na parte inferior das costas pode irradiar ao longo do caminho do nervo para a perna e o pé. Problemas neurológicos, como dormência, fraqueza, formigamento e/ou sensação de formigamento também podem ocorrer.

Em alguns casos, a tração pode ser usada para alongar suavemente as articulações e os músculos do pescoço. Medicamentos – em alguns casos, os medicamentos podem ajudar a melhorar seus sintomas. Injeção de esteroides – procedimento em que esteróides são injetados perto do nervo afetado para reduzir a inflamação local.

Traumas – acidentes, fraturas ou cirurgias podem causar lesões nos nervos que levam a dores agudas, de grande intensidade, no período pós-operatório. Essas dores podem se tornar crônicas caso não sejam tratadas adequadamente.

Teste para saber se está com inflamação no nervo ciático

  1. Dor, formigamento, choque ou dormência em membros inferiores, iniciando na região da coluna.
  2. Fraqueza em uma ou ambas as pernas.
  3. Dificuldade para caminhar após um tempo inerte na mesma posição.

A melhor forma de saber se uma dor é de origem neuropática ou de outra origem é com um bom exame neurológico clínico completo, com testes de sensibilidade, reflexos e força e detalhamento da dor no histórico.

Depende do tipo de lesão e do tipo de nervo que foi acometido. Lesões desmielinizantes podem se recuperar em alguns meses, lesões axonais podem demorar de meses a anos. Há ainda os casos de lesão permanente.

A inflamação do nervo ciático ocorre quando esses nervos ficam comprimidos ou irritados devido a uma hérnia de disco, estreitamento do canal espinhal ou problemas degenerativos da coluna. Isso pode fazer com que a dor se irradie por toda a região lombar e desça por uma ou ambas as pernas.

O anticonvulsivante pregabalina é muito utilizado no tratamento da dor neuropática, ansiedade e fibromialgia.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

O tratamento da inflamação do nervo ciático vai depender da causa do problema e da gravidade do quadro. Geralmente, o tempo de recuperação com tratamento é de 4 a 5 semanas. Em casos mais graves e que necessitam de intervenção cirúrgica, a recuperação pode levar meses.

Sensação de formigamento ou picadas. Aumento da sensibilidade (hipersensibilidade) a um leve toque. Perda de sensibilidade ao tato, ao frio, ao calor ou à dor. Alucinações visuais.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor; dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado.