Como é a dor de ligamento rompido?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

Logo após a ruptura, como o impacto da tíbia contra o fêmur é grande, o joelho sangra por dentro e dói muito. Por isso, você não consegue apoiar o pé no chão e, dentro de algumas horas, o joelho começa a inchar. Passados alguns minutos da lesão, você até consegue andar, mas com muita dificuldade.

Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.

Mas a médio e longo prazo, se você não se tratar, poderá sentir. O problema da lesão desse ligamento é que ela acarreta a lesão de outras partes do joelho (meniscos, cartilagem e osso), que levará à destruição da articulação. A essa destruição damos o nome de artrose.

CATAFLAMPRO XT EMULGEL é indicado para aliviar a dor e reduzir os sintomas da inflamação (incluindo dor e inchaço) em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como Lesões de ligamentos, músculos e articulações (por exemplo entorses, distensões, contusões, artrites, dores nas costas, lesões causadas ...

O tempo e o método de tratamento dependerão da lesão. Pode ser necessário uso de órtese (bota) por 3 à 6 semanas. Além disso, fisioterapia motora auxilia na recuperação após a imobilização, com alongamento e fortalecimento.

Se não operar, com o tempo aparecerão lesões nos meniscos e depois o desgaste da cartilagem ( artrose ). Você perceberá também que o joelho fica mais frouxo, sendo cada vez mais fácil acontecer o falseio.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

Quais os sintomas de uma lesão do ligamento colateral medial? A lesão do LCM provoca dor na região interna (medial) do joelho, após um trauma. A dor em geral é forte, e pode haver dificuldade para andar logo após a lesão. A dor é pior com movimentos em valgo (para dentro) do joelho.

Em relação a dirigir com o LCA rompido, o ideal é que não seja feito nas 2-3 primeiras semanas em que rompeu o ligamento, pois o processo inflamatório estará grande, podendo ainda ter dor em joelho e podendo não conseguir pressionar o pedal adequadamente, podendo gerar algum acidente.

Os principais tratamentos para o rompimento do ligamento do joelho são:

  1. Repouso. O repouso do joelho ajuda na recuperação e alivia a dor e o desconforto que surgem ao movimentar a articulação do joelho. ...
  2. Compressas frias. ...
  3. Imobilização. ...
  4. Uso de remédios. ...
  5. Fisioterapia para o joelho. ...
  6. Cirurgia.

Não existe técnica para cicatrizar o ligamento. Vai depender do tipo de ligamento a da extensão da lesão, já que uma lesão parcial pode ser discrera ou extensa. Via de regra, lesões parciais mais simples (ou leve estiramento) evoluem com boa cicatrização em praticamente todos os ligamentos.

Sentir dor na lateral do joelho é algo relativamente comum, especialmente para atletas. São diversas as causa que podem levar ao incômodo: desde pancadas diretas sobre a região, até lesões em ligamentos ou tendões. Além destes, a dor pode ser provocada por lesão no menisco lateral.

O tratamento dos sintomas inclui descanso de quaisquer atividades agravantes e aplicação de gelo ou terapia fria para reduzir a dor e inflamação. O gelo pode ser aplicado durante 10 minutos a cada hora ao longo dos dois primeiros dias. Depois, de três a quatro vezes por dia, conforme necessário.