Como é a dor de lesão no menisco?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Lesões meniscais (ou roturas meniscais) são muito comuns, e podem ser incômodas. Dor pontual, estalos, travamentos, sensação de instabilidade, dificuldade de realizar atividade físicas, podem todos ser sintomas de lesão meniscais.

É bom andar com um menisco rompido? Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia.

Os sintomas mais comuns são a dor, a rigidez, o inchaço, uma sensação de perda de controlo do joelho e uma redução da amplitude dos movimentos tanto de extensão como de flexão. Sem tratamento, um fragmento do menisco pode soltar-se e bloquear a articulação do joelho.

Dor: um menisco rompido geralmente causa dor local no joelho. A dor geralmente é pior ao torcer ou agachar.

Se você sente dores na parte de trás e lateral do joelho especificamente quando tenta fazer movimentos como agachar e girar o corpo, podemos estar diante de um caso de menisco inflamado! O menisco é uma das estruturas mais importantes do joelho por garantir que ele funcione bem independentemente do atrito.

ANALGÉSICOS. Os medicamentos analgésicos mais comuns para dor no joelho são: ácido acetilsalicílico, paracetamol e dipirona. Esses medicamentos são os analgésicos mais consumidos no mundo. O ácido acetilsalicílico tem efeito anti-inflamatório, mas em baixas dosagens é considerado um analgésico simples.

Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares. Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche.

Por que doi? A dor aguda é causada pelo menisco lesionado ("rasgado"), que puxa sobre a cápsula da articulação sinovial bem inervados. Inchaço resulta de inflamação da membrana sinovial e derrame (popular "água no joelho") por excesso de produção de líquido sinovial.

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

O tratamento pode esperar e brincar com a dor, não necessariamente. Se não forem tratadas, as lesões meniscais podem limitar sua capacidade de realizar atividades diárias e participar de exercícios e esportes. Em casos graves, pode levar a problemas de joelho de longo prazo, como artrite.

Existem 9 tipos de lesão do menisco, e a pior delas é a lesão radial.

Joelheiras podem ser recomendadas em alguns casos; – Elevar o joelho com o auxílio de travesseiros; – O uso de analgésicos e anti-inflamatórios poderá ser realizado com prescrição médica; – Usar palmilhas Pés Sem Dor.

Quanto maior o tempo sem o menisco, maiores as chances de desenvolver impacto ósseo e com isso, artrose. Condições pré-existentes podem acelerar ou não este processo. Uma retirada total de menisco torna o retorno ao esporte de um corredor muito mais complexo do que o de um nadador ou ciclista, por exemplo.

A acurácia da ultra-sonografia foi observada em 69,1% para o menisco lateral e em 65,4% para o menisco medial. Os autores concluem que a ultrasonografia de joelho é um método de diagnóstico que pode ser utilizado.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.