Como é a dor de hérnia de disco lombar?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A principal reclamação relacionada a uma hérnia de disco nas costas geralmente é uma dor cortante, pronunciada. Em alguns casos, pode haver um histórico de episódios prévios de dor localizada, que se apresenta nas costas e continua pela perna em que está o nervo afetado.

O principal sintoma de alguém que apresenta hérnia de disco é a dor na região da coluna. Geralmente, as regiões mais atingidas por esse problema são as regiões de maior mobilidade da coluna, que são a região lombar e a região cervical.

Dor no meio das costas; Dor irradiada e formigamento na região das costelas; Fraqueza das pernas – casos mais graves.

Vocês já ouviram falar sobre Síndrome do Piriforme? Pois bem, é uma patologia que pode levar a confusão, pois seu diagnostico pode ser confundido com outras, como por exemplo as Hérnias de disco lombares. A síndrome do Piriforme é uma forma de neuropatia que envolve compressão do Nervo Ciático pelo músculo piriforme.

A hérnia de disco ocorre quando a camada externa do disco (ânulo fibroso) se quebra, permitindo que o seu conteúdo gelatinoso (núcleo pulposo) extravase. Quando esse material entra em contato com os nervos vizinhos provoca dor e altera a função desses nervos, caracterizando a dor ciática.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna. Febre junto com a dor.

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

O que é lombalgia? É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença.

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

Sintomas De Hérnia De Disco
O mesmo pode acontecer com uma hérnia de disco na região lombar, que pode resultar em sensibilidade e perda de força muscular nas pernas.

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

O uso de antinflamatórios é fundamental para o alívio da dor associada a hérnia de disco. Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.

Uma protuberância ou hérnia de disco exercendo pressão sobre um nervo pode causar dores nas costas e nas pernas quando deitado. Entorses ou fraturas e condições como escoliose , estenose espinhal ou mesmo endometriose também podem causar dor à noite.

A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.

Quais os sintomas do nervo ciático inflamado? Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele começa na região posterior do quadril (coluna lombo-sacral), desce pelas pernas e pode chegar até os dedos dos pés. Normalmente, a dor ciática (ciatalgia) atinge a região lombar e se irradia por um lado do corpo, causando dor no quadril, nádega e perna.