Como é a dor de friagem?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O frio tende a causar a contração do corpo, para reter calor. As dores viriam de um enrijecimento dos músculos e articulações. “As pessoas tendem a ficar mais quietinhas do que se exercitarem. Deveria ser o contrário.

  1. Faça aquecimentos. Quando o corpo está "frio", há mais chance de lesões e dores. ...
  2. Faça compressas de água morna. Compressas de água morna ajudam a amenizar as dores porque relaxam a musculatura e aumentam a circulação sanguínea na região.
  3. Fortaleça a musculatura. ...
  4. Trate a doença base. ...
  5. Use agasalhos. ...
  6. Procure por um médico.

Para se defender do frio, o músculo se contrai involuntariamente. Com isso, circulação sanguínea entre tecidos, pele e articulações fica comprometida. Isso também causa dor e espasmos. Dá para comparar com o que sentimento quando carregamos um peso.

A friagem não causa resfriados, mas pode provocar vulnerabilidade e baixa imunidade, abrindo oportunidades para o vírus; O tratamento do resfriado é voltado para alívio dos sintomas e fortalecimento do corpo, enquanto o organismo se recupera e cura a infecção.

A friagem pode levar ao resfriamento do corpo humano, especialmente em pessoas expostas a temperaturas abaixo de 0 °C por períodos prolongados. Isso pode comprometer o sistema imunológico e tornar o corpo mais vulnerável à infecção por vírus e bactérias, incluindo aquelas que causam a pneumonia.

Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Por exemplo, se a dor na perna for muito forte, fizer você mancar ou surgir repentinamente, vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e até falta de ar, pode ser trombose, que merece intervenção imediata e deve ser tratada no pronto-socorro.

Os remédios indicados para gripe normalmente são anti-inflamatórios, antitérmicos ou mucolíticos e alguns exemplos são o ibuprofeno, paracetamol ou cloridrato de bromexina, que ajudam a melhorar os sintomas, como tosse, febre e dor de cabeça.

7 Dicas de Chás para os Dias Frios

  1. Chá de Açafrão. Proporciona alívio de dores por inflamações, asma, bronquite, e má digestão. ...
  2. Chá de Alecrim. ...
  3. Chá de Cravo da Índia. ...
  4. Chá de Camomila. ...
  5. Chá de Folha de Pitangueira. ...
  6. Chá de Hibisco. ...
  7. Chá de Hortelã

Porquê os ossos doem mais no frio
As baixas temperaturas provocam o encolhimento dos tecidos das articulações e podem puxar terminações nervosas e causar dor. No entanto, a artrite é a maior causa de dor nos ossos e o frio aumenta a sensação de dor.

Faça alongamos diários, exercícios físicos, musculação e demais que possam fortalecer a sua coluna. Você também pode fazer tratamentos preventivos com a Quiropraxia, a fim de evitar que problemas já existentes se agravem no frio.

Causas das dores no frio
Consequentemente, há menos circulação em regiões mais periféricas, como pele e musculatura. Por sua vez, as terminações nervosas presentes na pele, assim como articulações, tendões e músculos, são estimuladas pelo frio e promovem impulsos que o cérebro entende como dor.

Dor no corpo pode ser um sinal de vários problemas de saúde
Doenças como fibromialgia também causam dor no corpo, muitas vezes generalizada, além de fadiga, dor de cabeça e distúrbios do sono. Nesse caso, a dor costuma durar mais de três meses. Infecções virais como gripes ou dengue podem provocar dor no corpo.

Durante o outono e inverno, as frentes frias avançam mais sobre o território brasileiro, atingindo inclusive áreas da Região Norte do país, fenômeno conhecido como friagem.