Como é a dor de cólica renal?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A dor da cólica renal é uma dor intensa, aguda e localizada, que atinge a parte inferior e lateral das costas (na altura dos rins), mas também pode ser sentida na parte inferior do abdômen (na altura da bexiga).

Dores insuportáveis apareceram
Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice.

Evitar consumir muita proteína, alimentos com vitamina C e eliminar o sal da dieta; Tomar chá de quebra-pedra, que ajuda a evitar a formação de grandes pedras; Usar bolsa de água quente na região da dor. O calor ajuda a dilatar os canais urinários, facilitando a passagem do cálculo, além de promover o alívio da dor.

Analgésicos: podem auxiliar com a redução da dor. Os mais comuns são a Dipirona ou o Paracetamol; Anti-inflamatórios: quando não tratado corretamente, o cálculo renal pode provocar danos ao tecido, causando uma inflamação da região acompanhado da intensificação da dor.

Localização: Gases: A dor costuma aparecer na parte superior do estômago, logo abaixo do coração, acompanhada de inchaço da região. Cólica renal: A dor surge nos flancos, região das laterais da barriga, com possíveis irradiações para a virilha.

Ultrassom das vias urinárias é o exame mais indicado para detectar o início da formação de pedras nos rins. Um exame simples, sem radiação e importante na detecção de doenças e de cálculos renais. O ultrassom de rins e vias urinárias é um exame extremamente importante na avaliação renal.

Habitualmente a emoção que desequilibra os rins é o medo. Quem se sente inseguro e com medo em relação ao futuro, anda desassossegado com várias preocupações e tende a apresentar dores nos rins.

Como diferenciar uma cólica intestinal de uma cólica renal? A cólica renal tem início de repente , geralmente em região lombar podendo ir para região inguinal sempre do mesmo lado no qual o cálculo está parado. A cólica intestinal geralmente é em região abdominal e sem localização específica.

Mas aqui vai uma dica: sintomas de pedras nos rins podem facilmente ser confundidos com uma infecção urinária em mulheres – ou até mesmo apendicite. Claramente os tratamentos são diferentes, por isso é tão importante estar atenta aos sinais.

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Não há consenso quanto à relação entre a posição de dormir e a eliminação de pedras nos rins, mas pode ser que o lado do corpo afetado consiga filtrar melhor a urina.

Se o cálculo causar uma infecção, sua urina poderá estar turva ou com mau cheiro e você pode ter febre.
...
Quais são os sintomas de cálculos renais?

  1. Náuseas (enjoo) e vômitos.
  2. Urina marrom-avermelhada ou com sangue.
  3. Sentir necessidade de urinar com maior frequência.
  4. Sentir dor ou queimação ao urinar.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

A dor forte aparece por causa da obstrução na via urinária que ela provoca quando cai na pelve renal e vai para o ureter, uma vez que bloqueia a passagem da urina e o rim dilata.

Os seres humanos possuem dois rins, que são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço.

Chá de quebra-pedra
Tomar o chá de quebra-pedra diariamente por até 3 semanas favorece a eliminação das pedras nos rins, pois este chá tem ação diurética e possui propriedades que relaxam os ureteres, que são os canais que levam a urina dos rins até a bexiga.