Como é a dor de quem tem cistite?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga). A cistite, porém, pode ser absolutamente assintomática.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Existem várias opções, como bactrim, cefalexina, macrodantina, norfloxacino, ciprofloxacino, enfim. Vários nomes complicados, cada um com um perfil diferente, e por isso é importante a avaliação por um médico para decidir o melhor para cada caso.

Isto posto, os principais sintomas da inflamação na bexiga, são:

  • Vontade frequente para urinar, porém com pouco volume de urina;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  • Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  • Mal-estar geral ou fraqueza no corpo.

A uretrite é uma inflamação ou infecção da uretra com consequente surgimento de secreção e sintomas. Esta inflamação pode ser: de causa bacteriana (gonococo, clamídia, E. Coli); de causa química (por exemplo, espermicida usado durante as relações); e de causa traumática (cirurgias, corpo estranho).

Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

De forma resumida, a principal diferença entre elas está na região do corpo humano que é atingida pela infecção: a cistite é ocasionada por bactérias na bexiga, a uretrite, como o nome indica, por problemas na uretra e a pielonefrite nos rins.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Diagnóstico de cistite
Exame de urina tipo I; Urocultura com antibiograma (para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento).

Os sintomas podem piorar durante a ovulação ou menstruação, alergias sazonais, estresse físico ou emocional ou relação sexual. Os alimentos com alto teor de potássio (por exemplo, frutas cítricas, chocolate, bebidas cafeinadas e tomates), comidas picantes, fumo e álcool podem piorar os sintomas.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

As bactérias na bexiga provocam a infecção, que poderá chegar até os rins e se espalhar por todo o corpo se não for tratada de forma adequada. A doença bacteriana pode atingir pessoas de todas as idades e sexos.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Os antibióticos mais indicados para tratar uma infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina): a dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.

A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica) – nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero.

Os sintomas mais frequentes de lesões uretrais incluem sangue na extremidade do pênis (nos homens) ou na abertura uretral (nas mulheres), sangue na urina, incapacidade de urinar e dor durante a micção. Hematomas poderão ser visíveis entre as pernas ou nos genitais.

Um dos primeiros sintomas detectados em pacientes com inflamação da uretra é uma ardência no ato de urinar, também descrita como uma “queimação”. Coceira nos órgãos genitais e região pode acontecer. Muitas pessoas apresentam um corrimento esbranquiçado ou uma secreção com aspecto de pus.