Como é a dor de cabeça de um aneurisma?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

O principal sintoma da ruptura de um aneurisma cerebral é a dor de cabeça muito forte, e sempre súbita, geralmente descrita pelos pacientes como “a pior dor de cabeça da vida”, ocorrendo muito intensa de um minuto para o outro, muitas vezes associada a uma sensação de mal-estar, suores frios, náuseas e vômitos, ou até ...

Podem ser sintomas de um aneurisma: perda de consciência, dor de cabeça súbita, dor abdominal ou dor nas costas, sensação de pulsação abdominal, queda de pressão, aumento da frequência cardíaca, enjoo e vômitos. Vale lembrar que esses sintomas variam a depender do local do aneurisma.

Dor acima e atrás do olho; Perda de consciência; Confusão; Fraqueza e/ou dormência.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Muito rápida e simples: O aneurisma simplesmente não se manifesta assim. Dores de cabeça mensais, menstruais, acompanhadas de náuseas, vômitos, fotofobia e hiperacusia são sintomas claros de enxaqueca. Acontece que a enxaqueca é uma doença muitíssimo comum.

Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte.

Angiotomografia Computadorizada Multislice (Angio TC)
A Angio TC é um método não invasivo que utiliza radiação ionizante e obrigatoriamente contraste iodado, também utilizado para diagnóstico do aneurisma cerebral.

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.

As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido à fatores que não estão ligados a problemas neurológicos ou dores de cabeça, mas sim a noites mal dormidas, excesso de estresse, resfriados, cansaço ou até mesmo desidratação. Ou, ainda, pode ser um sintoma de outros problemas, como contraturas cervicais, etc.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Os aneurismas podem ser detectados em exames de imagem não-invasivos, como a Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética. Mesmo que esses exames tenham sido solicitados para investigar outras condições que não tem relação ao aneurisma, eles podem servir para detectá-los.

Exames de imagem e diagnóstico
Seu médico pode suspeitar de aneurisma cerebral com base no seu histórico, nos eventuais sintomas relatados e também durante a avaliação clínica, na qual pode identificar anormalidades neurológicas.

Aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. Conheça os riscos associados e as formas de tratamento. Aneurisma cerebral, ou aneurisma sacular, é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro.

Um pseudoaneurisma (aneurisma falso) é a comunicação entre o lúmen arterial e o tecido conjuntivo subjacente resultante da ruptura arterial; uma cavidade cheia de sangue se forma fora da parede do vaso e sela o vazamento à medida que trombosa.

O estreitamento de grandes artérias do cérebro é o que chamamos de vasoespasmo cerebral. Normalmente, isso acontece após uma hemorragia subaracnóidea decorrente do rompimento de um aneurisma cerebral. O estreitamento de grandes artérias do cérebro é o que chamamos de vasoespasmo cerebral.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).