Como é a dor de cabeça de meningite?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

Podem ter como sintomas: febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Essa rigidez na nuca pode causar um desconforto também nas costas, uma vez que ela faz com o que o pescoço fique estático e com dificuldade de locomoção. Isso pode interferir na postura, o que tende a causar torcicolo e dores na lombar.

A meningite acontece quando alguma bactéria, vírus ou fungo atinge a meninge e causa uma inflamação. Pela localização dessa membrana - cérebro e medula espinhal - um dos sintomas mais comuns são as dores de cabeça.

10 sinais e sintomas de meningite
Os primeiros sintomas de meningite podem ser confundidos com os da gripe (influenza) e aparecerem de forma súbita. Tanto a meningite bacteriana, viral ou fúngica manifestam sintomas parecidos.

Dor de cabeça intensa e dificuldade de encostar o queixo no peito pela rigidez no pescoço são sinais clássicos de meningite e a pessoa que apresentar esses sintomas deve apressar-se em buscar atendimento médico.

O sinal mais comum de meningite é febre alta, presente em mais de 95% dos pacientes. Nos pacientes idosos, pode não haver febre, mas sim hipotermia, com temperatura axilar abaixo dos 36ºC. Outro sinal frequentemente presente é a rigidez de nuca, que ocorre em cerca de 90% dos casos.

Sintomas: As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite, irritação.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.

O período de incubação da meningite viral pode variar entre 2 e 35 dias, mas normalmente dura de uma a duas semanas. É comum que a meningite viral seja eliminada nas fezes ou pelas vias aéreas, mas caso o quadro se agrave, é necessária a internação e o tratamento específico em um hospital de referência.

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.

Um dos sinais da meningite bacteriana é uma mancha vermelha arroxeada na pele.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Há três tipos de meningite, a meningite viral, a meningite bacteriana e a meningite fúngica.

O vírus da gripe ataca as vias respiratórias. Por isso, provoca coriza, tosse e cansaço. Já a meningite desencadeia dores de cabeças e vômito intensos, rigidez no pescoço, além de sintomas neurológicos, como surdez, perda de consciência e, em alguns casos, paralisia.

Os pacientes podem parecer letárgicos ou obnubilados. Rigidez da nuca pode ser diferenciada da rigidez do pescoço decorrente de osteoartrite da coluna cervical ou influenza com mialgia grave; nessas doenças, o movimento do pescoço em todas as direções costuma estar comprometido.

Os sintomas Meningite Bacteriana aparecem muito rápido, em geral, com menos de 24 horas depois da infecção. Mas o período de incubação (tempo entre o contato com a bactéria e o início dos sintomas da doença) pode variar de 1 hora a 14 dias.

A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão. Nesse caso de meningite, a doença se instala quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro.