Como é a dor de cabeça da esclerose múltipla?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Dor de cabeça tensão ou dor latejante, quando o paciente relata dor na parte superior do pescoço e da cabeça, bem como enxaqueca são mais frequentes em pessoas com EM.

Você normalmente sente em suas pernas ou pés. Mas você também pode tê-lo em seus braços. Às vezes, essa dor traz a sensação que você está sendo espremido em torno de seu peito ou abdômen. Algumas pessoas chamam isso de “abraço da EM”.

Alguns pacientes relatam ponto cego ou turvo no centro da visão, além de o movimento dos olhos se tornar dolorido. Esses sintomas acontecem devido à inflamação do nervo ótico, que é um dos mais atingidos pela esclerose múltipla.

Tonturas ou vertigem: Muitos pacientes com EM podem sentir perda de equilíbrio e a sensação de tontura não rotatória de difícil caracterização, descrita como “cabeça vazia” ou “cabeça leve”.

A neuromielite óptica, mais conhecida como doença de Devic, é um distúrbio imunológico pouco comum que é semelhante à EM. As duas condições compartilham muitos sintomas, incluindo visão turva, fraqueza nos membros, dormências, problemas da bexiga, espasticidade.

A esclerose múltipla (EM) é considerada uma doença autoimune e desmielinizante que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinal). Autoimune são todas as doenças geradas por uma reação inflamatória contra o nosso próprio organismo, como lúpus, artrite reumatoide e psoríase, por exemplo.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica que gera danos nas células do sistema nervoso, os neurônios. A perda de função dessas células acarreta o surgimento de sintomas característicos, como fraqueza muscular, dificuldade de locomoção, tremores, problemas visuais, problemas cognitivos, entre outros.

O médico suspeita da existência de uma esclerose múltipla nas pessoas jovens que apresentam, de uma forma repentina, visão desfocada, visão dupla ou problemas de mobilidade, bem como sensações anômalas em zonas dispersas do corpo. Os sintomas oscilantes e um padrão de recaídas e remissões confirmam o diagnóstico.

Primeiros sinais de Esclerose Múltipla

  • Problemas de Visão. Para muitas pessoas, o primeiro sintoma de esclerose múltipla está em seus olhos. ...
  • Sensações estranhas. ...
  • Problemas relacionados ao calor. ...
  • Problemas de marcha. ...
  • Outros Sintomas.

Pode ser muito grave e dura alguns segundos. Pode ocorrer muitas vezes ao dia, ser desencadeada ao tocar o rosto, sentir uma brisa no rosto ou até mesmo mastigar; Dor em queimação nos membros: Um segundo tipo de dor é uma dor em queimação que, geralmente, envolve as pernas, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Esclerose Múltipla é uma condição potencialmente incapacitante do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central), ou seja, dificulta a comunicação ideal entre o cérebro e o corpo. Os sintomas que indicam a doença podem variar de caso para caso, a depender de quais e quantos nervos foram afetados.

São realizados exames de ressonância e de coleta de líquor (LCR — líquido cefalorraquidiano), que é extraído, por meio de uma punção, da coluna lombar e ajuda a confirmar a doença. O especialista ainda pode recorrer a outros exames complementares, se necessário.

Você pode começar a sentir como se estivesse bêbado quando anda, ou pode ter problemas para coordenar movimentos dos braços. Fraqueza muscular ou espasmo, dormência e perda de equilíbrio durante uma recaída pode torná-lo desconexo e instável para andar.

Como vimos, o exame pode mostrar se há algum dano ou cicatriz, que ocorre na bainha de mielina (a camada que envolve os nervos), tanto no cérebro quanto na medula espinhal. Encontrar as áreas de inflamação pode ajudar a confirmar o diagnóstico na maioria das pessoas com EM.