Como é a dor de barriga da ansiedade?

Perguntado por: agois . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

"O estresse crônico e a ansiedade liberam, no cérebro, o CRH [hormônio liberador de corticotrofina], que tem efeitos como espasmos e diarreia, bem como dores crescentes", explica Daniela.

“Existe uma relação direta entre o desequilíbrio da flora intestinal, a chamada disbiose, e a SII. Um dos fatores relacionados a ambas é o estresse que pode ser físico, mental e emocional. Por isso uma visão ampla e integrativa da saúde se faz importante.

Busque entender o problema: tenha em mente que a dor de barriga emocional tem tratamento, tem cura. Mudar seus hábitos de vida também ajuda: recorra a uma alimentação saudável, pratique exercícios regularmente e beba bastante água. Isso é o básico para uma vida saudável no geral.

Você já teve prisão de ventre ou diarreia quando estava estressado ou nervoso? Isso acontece porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, que está ligado ao cérebro através de ramificações.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Ao se sentir ansioso ou com estresse, essas vias ficam agitadas e acabam causando desconforto abdominal ou diarreia. Por ser uma condição crônica, os sintomas da SII podem variar bastante de pessoa para pessoa, algumas podem ter sintomas mais leves e outras um pouco mais graves como febre, anemia e perda de peso.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

De acordo com a coloproctologista, em casos de estresse ou ansiedade, por exemplo, o cérebro e outras glândulas liberam substâncias que alteram as funções do intestino, seja afetando as contrações, seja selecionando bactérias intestinais de forma errada.

Como é a dor causada por gases? A dor causada por gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.

Do ponto de vista psicológico, a ansiedade pode sim causar gases, geralmente em virtude de indigestão. A indigestão por sua vez está associada ao tipo de alimentação, que também contribui para a ansiedade, criando um círculo vicioso.

As desordens emocionais podem mexer com o nosso sistema nervoso, causando algumas reações, como alterações visuais, insônia, formigamento, e também, as enxaquecas e cefaleias. Quando a dor de cabeça não está relacionada a nenhum tipo de doença, ela pode ser o resultado de um esgotamento mental.

O que é a dor psicológica? Também chamadas de dores psicossomáticas, dores psicológicas não possuem efeito ou estímulo físico, apenas psicológico, por exemplo, um aperto forte no peito que é originado da angústia ou a saudade que se sente por alguém que se foi.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

Por isso, quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode ter problemas no funcionamento intestinal, como diarreia, constipação, gases, síndrome do intestino irritável, dor abdominal ou até mesmo úlcera, como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar desta quarta-feira (25).

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4. Se for causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou gases, a cólica intestinal não costuma ter outros sintomas associados4.

A dor pode se apresentar em episódios de dor contínua e forte ou cólicas, normalmente na região inferior do abdômen. Os sintomas da SII também podem incluir aumento da circunferência abdominal (distensão), muco nas fezes e sensação de esvaziamento incompleto após a defecação.

A dor na barriga é um problema muito comum que pode ser provocado por situações simples como má digestão, excesso de gases ou estresse excessivo, por exemplo, podendo desaparecer sem precisar de tratamento, sendo apenas aconselhado repousar, evitar comer alimentos gordurosos ou ricos em açúcar e beber muita água.

Controle o estresse e ansiedade
Práticas como meditação, yoga e exercícios diários ou semanais fazem a diferença e fortalecem o seu sistema digestivo, mantendo-o saudável. Além de estimular uma boa digestão. Dormir bem também é muito importante para eliminar a tensão e recarregar as baterias.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.