Como é a dor de água na pleura?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os principais sintomas do derrame pleural são a dificuldade em respirar, dor na região torácica que piora durante a respiração e falta de ar, gerados pela pressão elevada nos pulmões que reduz sua mobilidade plena. O paciente também pode ter febre alta, acima dos 37,5º, e tosse seca e persistente.

A dispneia, ou falta de ar, é o sinal mais evidente e que costuma surgir primeiro. Outro sintoma comum é a dor torácica, que surge em função de uma irritação na pleura. Além desses sinais, pacientes com água na pleura podem apresentar febre, tosse com ou sem sangue, ascite, pernas inchadas, entre outros.

Quais são os sintomas do edema pulmonar? O principal sintoma do edema pulmonar é a dificuldade de respiração, no entanto, outros sintomas podem aparecer, como: suor frio, arritmia cardíaca, chiado ao respirar, dor no peito, extremidades azuladas ou arroxeadas, lábios roxos e palidez.

O derrame pleural resulta de um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido pleural. Normalmente, o espaço pleural contém uma quantidade muito pequena desse líquido, que serve para lubrificar a região e facilitar o deslizamento do pulmão dentro da caixa torácica durante a respiração.

Quando o derrame causa sintomas, o tratamento é feito por meio da punção e inserção de um fino cateter entre as costelas inferiores com uso de sedação, para aspirar o excesso de líquido.

A pleurite viral se resolve por si mesma após alguns poucos dias. Analgésicos ajudam a aliviar a dor.

Inflamação ou exposição ao amianto pode fazer com que a pleura fique espessa e rígida. As pessoas podem não apresentar sintomas ou, se uma grande área da pleura for afetada, elas podem ter dificuldade respiratória. O diagnóstico é feito por radiografia torácica e, às vezes, tomografia computadorizada.

Radiografia de tórax
Este exame pode mostrar um espessamento anormal na pleura, depósitos de cálcio sobre a pleura, líquido no espaço entre os pulmões e a parede torácica, e alterações nos próprios pulmões como resultado da exposição ao amianto.

O único jeito de se abordar o líquido pleural é através de um procedimento chamado toracocentese, que consiste na inoculação de uma agulha entre as costelas do paciente até se chegar ao espaço pleural. Normalmente colhe-se entre 50 e 100 ml do derrame.

O procedimento para retirada de líquido da cavidade pleural pode variar desde uma punção pleural, também chamada toracocentese, sob anestesia local até uma cirurgia, toracoscopia, sob anestesia geral.

A água na pleura, também conhecida como derrame pleural ou água no pulmão, é o nome atribuído ao acúmulo anormal de líquidos na pleura, uma membrana delicada que recobre a superfície exterior do pulmão (pleura visceral) e reveste a parte interna da parede torácica (pleura parietal).

Como saber se uma dor nas costas ou no peito é pneumonia? Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples. Porém, uma ferramenta útil para auxiliar se há algo de errado no pulmão é saber se há sintomas associados.

Suzana Pimenta, “a dor no pulmão provocada por infecções no órgão, especialmente quando acometem também a pleura, pode ser como uma dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse constante, dificuldade para respirar ou piora da dor ao puxar fundo o ar ou espirrar.

Ao procurar auxílio médico, durante o exame pode haver a suspeita de derrame pleural, que é confirmada através de exames de imagem, como raio X, ultrassom ou tomografia do tórax, que inclusive avaliam a quantidade de líquido que existe e que podem também já mostrar a causa.

Um dos sintomas da pleurite é a dor no peito , devido a que os tecidos inchados e inflamados das camadas da pleura roçam um no outro. A dor pleurítica piora quando a pessoa respira, tosse ou espirra, e diminui ou cessa quando ela prende a respiração, porque deixa de haver atrito.

Com base nos métodos da maior parte dos estudos incluídos, deve-se administrar cefazolina durante todo o período em que o dreno estiver no espaço pleural.

Continuar lendo Como é a dor na pleura?