Como é a dor da tenossinovite?

Perguntado por: ichaves4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A dor ocorre na palma da mão, na face palmar do polegar ou de outros dedos, podendo irradiar-se distalmente. A palpação do tendão e da bainha provoca dor; há edema e, às vezes, nódulo. O dígito afetado pode descansar em uma posição flexionada, e a extensão passiva provoca dor.

A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específica, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.

Diagnóstico da tendinite e tenossinovite
Pode-se fazer RM ou ultrassonografia para confirmar o diagnóstico, descartar outras doenças e detectar rupturas e inflamação dos tendões.

"As principais manifestações da tendinite são dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade para efetuar certos movimentos. Por exemplo, se a inflamação atinge os tendões dos dedos das mãos, a pessoa pode não conseguir escrever e digitar com facilidade ou até mesmo girar a maçaneta de uma porta.

Paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios (por exemplo, ibuprofeno) Injeção de corticoide no compartimento do tendão (a resposta varia, mas costuma ter bons resultados a longo prazo).

Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado.

Entre as terapias para tratamento da Tenossinovite de Quervain encontra-se a Fisioterapia com recurso a ultra-som, electroterapia, mobilização articular, alongamentos, massagem, exercícios de fortalecimento e agentes físicos (gelo).

Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxílio-Acidente de até 50% a mais no salário. A L.E.R (lesão por esforço repetitivo), também conhecida como Tendinite, trata-se de uma doença que tem a sua origem no trabalho. Como o próprio nome sugere, é a inflamação dos tendões provocada pelo movimento repetitivo.

Sim, a tendinite pode dar direito ao afastamento pelo INSS, desde que o trabalhador esteja incapacitado para suas atividades. Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente e será isso que irá definir o tipo de benefício que o INSS irá fornecer ao segurado.

O tratamento não cirúrgico da Tenossinovite de Quervain envolve imobilização por um período de até 6 semanas, com órteses ou talas gessadas, com auxílio de compressas de gelo, medicamentos para melhora sintomática e fisioterapia para reabilitação.

A tenossinovite infecciosa do flexor é uma infecção aguda dentro da bainha do tendão flexor. O diagnóstico é sugerido pelos sinais de Kanavel e confirmado com radiografias. O tratamento é a drenagem cirúrgica e a antibioticoterapia.

CONCLUSÃO: A incapacidade para o trabalho por sinovite e tenossinovite apresenta associação tanto da prevalência quanto da duração com o ramo de atividade, sexo, idade e espécie de benefício (previdenciário/acidentário).

Tenossinovite estenosante
É uma tendinopatia na qual o tendão do músculo extensor ulnar do carpo fica “apertado”/constrito sob o retináculo e envolto pela sub-bainha. Gerando atrito e inflamação ao excursionar no interior do sexto compartimento extensor.

A principal causa da tendinite na mão é o esforço repetitivo, especialmente em posição errada. Isso desencadeia um processo inflamatório dos tendões, principalmente se a musculatura local estiver mais fraca.

Para não ficar com dúvida e fazer o melhor tratamento, realize exames de diagnóstico por imagem, por meio da ultrassonografia e ressonância magnética, é possível identificar os inchaços dos tendões.

Enrijecimento na região; Inchaço; Dificuldade em pegar objetos; Dor e desconforto nas atividades diárias.

Os sintomas incluem dor, inchaço e sensibilidade ao toque na área afetada. Quando não tratada adequadamente, a tendinite pode se tornar crônica e levar à ruptura do tendão. A tendinose é uma condição mais avançada, caracterizada pela degeneração dos tendões.

Se não for tratada corretamente, a tendinite pode se tornar uma doença crônica, fazendo com que a pessoa sempre sinta dor naquele local, além de ir desenvolvendo gradualmente uma atrofia muscular acompanhada de dificuldade para realizar movimentos e carregar peso naquela região específica do corpo.

Gelo. Fazer compressa de gelo também pode ser indicado no tratamento da tendinite nas mãos. O objetivo principal é diminuir a dor e o inchaço, sintomas comuns da tendinite. As compressas podem ser feitas de três a quatro vezes por dia, conforme orientação médica.

Formigamento até os dedos das mãos; Sensação de choque; Perda de força.