Como é a dor da síndrome do túnel do carpo?

Perguntado por: iferreira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são sensações estranhas, dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar, no lado do polegar na mão. Em alguns casos a mão toda é afetada. Em alguns casos, também há dor e uma sensação de queimação ou formigamento no antebraço.

Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pelo aumento das estruturas que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito chamado Túnel do Carpo.

A síndrome do túnel do carpo é grave quando causa dor intensa, fraqueza e atrofia. A intervenção de um neurocirurgião é crucial nesses casos.

Os sintomas costumam ser piores à noite e frequentemente acordam o paciente. Caso a dor não for tratada, o quadro pode piorar com o tempo, podendo levar a alterações motoras, tais como fraqueza para movimentar os dedos e em casos mais graves, vindo causar até atrofia.

Portanto, quais posições são mais favoráveis para quem tem Síndrome do Túnel do carpo? De barriga para cima com os braços esticados ao lado do corpo.

Com relação aos métodos complementares, a eletroneuromiografia é o mais comumente usado para a confirmação diagnóstica, servindo como padrão ouro, no qual o tempo de latência do nervo mediano demonstra uma acurácia muito boa para detecção da STC.

Usamos talas rígidas e medicação que pode ser anti-inflamatória esteroide (corticóide) ou não esteroide (nimesulida, diclofenaco, tenoxican, cetoprofeno,….). Os esteroides são preferíveis para infiltração intracarpal (injeção no túnel).

As mãos foram classificadas em 6 graus: mínimo/grau 1 (teste comparativo/segmento curto alterado, conduções sensitiva e motora normais), leve/grau 2 (condução sensitiva alterada, condução motora normal), moderada/grau 3 (conduções sensitiva e motora alteradas, amplitude sensitiva normal), moderada/grau 4 (conduções ...

Tendinite é uma inflamação dos tendões onda há dor. Túnel do carpo é uma síndrome em que os tendões, nervos e vasos que passam pelo túnel do carpo (localizada no pulso) são comprimidos por causa de um aumento no tamanho dos músculos que passam através deles.

A técnica tradicional costuma ter um tempo de recuperação mais longo, sendo necessário ficar afastado de trabalhos que envolvam as mãos por, pelo menos, 21 dias.

Depende de alguns fatores. A síndrome do túnel do carpo aposenta quando é verificada a incapacidade permanente para as atividades que permitem o sustento do segurado que está doente. Dentre os tipos de aposentadoria, é a modalidade por invalidez que poderia enquadrar a condição e conceder o direito.

Em pacientes nos quais os sintomas já ocorrem durante o dia inteiro, quando há fraqueza muscular ou quando o tratamento com medicamentos não apresentou melhora, é indicado o tratamento cirúrgico. Os pacientes idosos têm uma indicação maior de tratamento cirúrgico que os jovens.

Classificação de síndrome do túnel cárpico
O grau severo atribui-se perante qualquer evidência de perda axonal ou desnervação, sensitiva ou motora, nos exames eletrofisiológicos.

Pacientes com essa síndrome podem receber o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Tudo vai depender do nível da síndrome da avaliação médica.