Como é a dor da metástase óssea?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A dor pode ser intensa. A dor pode ocorrer em repouso ou durante a noite e tende a se agravar progressivamente. Tumores cancerosos enfraquecem os ossos gradualmente. A fraqueza facilita a ocorrência de fraturas ósseas durante atividades de rotina (fratura patológica).

A metástase óssea pode provocar dor intensa por um tempo antes do osso realmente fraturar. Um exame de raios X pode mostrar qual osso é suscetível de fratura.

O tratamento com um radiofármaco geralmente reduz a dor das metástases ósseas por vários meses. Esses medicamentos são mais eficazes quando as metástases são blásticas, o que significa que o câncer estimulou determinadas células ósseas (osteoblastos) a formar novas áreas ósseas.

  • Dor nas costas, peito, cabeça, ossos ou articulações;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte corpo;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos ou perda de peso;
  • Convulsões.

Quais os sintomas de câncer nos ossos?

  1. Dor.
  2. Inchaço. O inchaço — geralmente no mesmo local onde a pessoa sente dor — pode ou não ocorrer de imediato. ...
  3. Fraturas. Os tumores ósseos podem enfraquecer o osso. ...
  4. Outros sintomas.

A dor nos ossos, muitas vezes confundida com dor nas articulações ou com a dor muscular, se origina no tecido ósseo e pode afetar seriamente a qualidade de vida das pessoas por conta de sua intensidade e a dificuldade de mover as partes afetadas por essa dor.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

Quando esta célula atinge os ossos e se prolifera, ela forma a metástase óssea. A metástase, seja ela qual for, é considerada a complicação do câncer mais perigosa, pois ela caracteriza a propagação do câncer em outros locais do corpo, sendo assim mais difícil curar o câncer nesse estágio. Metástase óssea tem cura?

Sintomas mais comuns de metástases na coluna:
Dor local; Sintomas radiculares (dor que irradia para braços ou pernas); Alterações neurológicas (formigamento, alteração sensitiva ou fraqueza muscular);

A dor em pacientes oncológicos também pode ser julgada como nociceptiva, ou seja, relacionada a um dano tecidual, como pós-operatória ou neuropática, ligada a ação da doença nos nervos ou ação de medicamentos nos nervos. 90% dos pacientes declaram sentir cansaço extremo e exaustão.

Os tumores com metástase óssea única, ainda podem ter cura. Já os tumores com muitas metástases ósseas, as chances de cura são infinitamente baixas, mas pode haver uma série de tratamentos paliativos que podem controlar a doença por anos ou até mesmo décadas.

Quando o câncer nos ossos é diagnosticado precocemente, as chances de cura e sucesso do tratamento são maiores. Porém, quando o tumor atinge estágios mais avançados, tende a se disseminar para outros órgãos do organismo, como o pulmão, dificultando o tratamento.

Sim, é possível curar a metástase, dependendo do órgão ou órgãos que ela atingiu. Em geral, usa-se o tratamento à base de remédios, como quimioterapia ou uso de hormônios. A radioterapia pode servir para controlar sintomas como dor nos ossos ou sangramento.

O câncer de mama é o câncer que mais comumente cria metástases para o osso. Qualquer osso pode ser envolvido com metástases. A doença metastática normalmente não se espalha para o osso abaixo do antebraço ou panturrilha, mas quando ocorre nesses locais, ele resulta de câncer de pulmão e às vezes de rim.