Como é a dor da insuficiência venosa?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A Insuficiência Venosa Crônica pode se apresentar com sinais e sintomas como: presença de veias varicosas; dor, queimação, sensação de peso ou de latejamento; inchaço nos membros inferiores (principalmente no final do dia); escurecimento da pele, conhecida como dermatite ocre (hiperpigmentação devido ao acúmulo de ...

Diosmina + hesperidina
Os nomes comerciais que contêm esses princípios ativos incluem Daflon, Venaflon, Perivasc, Flaveno, Velunid e alguns outros. Esse medicamento é muito indicado para tratar insuficiência venosa crônica e outros problemas que atingem a saúde das veias.

Muitas pessoas se perguntam se a insuficiência venosa crônica tem cura, e a resposta é sim, mas a cura pode variar de caso a caso. Algumas pessoas podem ser curadas com mudanças na dieta e no estilo de vida, enquanto outras precisam de intervenções médicas, como cirurgia, escleroterapia ou tratamentos a laser.

A pletismografia venosa é um exame muito utilizado para detectar quadros de insuficiência venosa nos membros inferiores, bem como problemas na bomba muscular periférica. Além disso, o exame também permite que o médico vascular especialista saiba a quantidade sanguínea que chega ao local examinado.

A Insuficiência Venosa Crônica pode se apresentar com sinais e sintomas como: presença de veias varicosas; dor, queimação, sensação de peso ou de latejamento; inchaço nos membros inferiores (principalmente no final do dia); escurecimento da pele, conhecida como dermatite ocre (hiperpigmentação devido ao acúmulo de ...

Dizemos que uma veia está entupida quando o fluxo sanguíneo nessa região é interrompido e o sangue fica estagnado. Esse acúmulo de sangue gera vários desconfortos, além de doenças graves. Uma das regiões mais afetadas por veias entupidas são os membros inferiores, mais precisamente na região da panturrilha.

Dores Musculares
É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas. Ao sentir dores persistentes na perna sem ter realizado esforços ou exercícios físicos, busque ajuda de um médico vascular.

As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).

Como é tratada a insuficiência venosa (varizes)?

  1. elevar as pernas enquanto estiver sentado ou dormindo.
  2. usar meias de compressão ou bandagens elásticas.
  3. evitar ficar em pé por longos períodos de tempo.
  4. perder peso.
  5. exercício para melhorar a força das pernas.

Atividades físicas indicadas para combater as varizes
As atividades indicadas para combater a doença são diversas, então você pode optar por aquele que se sentir mais confortável e que se adequar melhor à sua rotina. Caminhada, corrida e ciclismo são as principais opções aeróbicas.

Mesmo que a insuficiência venosa esteja estabilizada, o trabalho em temperaturas elevadas deve ser evitado, pois o efeito do calor sobre as veias pode levar a uma vasodilatação, com agravamento do processo, e até descompensação das varizes18.

Alguns sucos que podem ser tomados diariamente para melhorar a circulação sanguínea são:

  1. Suco de laranja com salsinha. ...
  2. Suco de cenoura com aipo. ...
  3. Suco de abacaxi com gengibre. ...
  4. Suco de melancia com limão. ...
  5. Maracujá com couve. ...
  6. Suco de beterraba com laranja.

Comer frutas, verduras e legumes diariamente fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e ativa a circulação. Também é muito importante manter-se hidratado, bebendo de dois a três litros de água por dia. A hidratação ajuda o organismo a eliminar as toxinas e melhorar a circulação.

Sintomas da insuficiência venosa. Um dos principais sinais de insuficiência venosa é o surgimento de veias elevadas e dilatadas (varizes), especialmente nas pernas. Essas veias têm trajetos curvos e coloração azulada, podendo levar anos para se desenvolverem a ponto de se tornarem visíveis.

chá verde

O chá verde, feito da planta Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, especialmente epigalocatequina, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a saúde cardiovascular.