Como é a dor da inflamação pélvica?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Para muitas mulheres, o primeiro sintoma é uma dor leve a moderada (muitas vezes profunda) na parte inferior do abdômen, que talvez seja pior em um lado. Outros sintomas incluem o sangramento vaginal irregular e um corrimento vaginal, às vezes com odor ruim.

Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos se dá em mulheres que têm outra Infecção Sexualmente Transmissível (IST), como a cervicite, causada principalmente gonorreia e infecção por clamídia não tratadas.

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  1. desconforto ao praticar relações sexuais;
  2. sangramento após ter tido relação sexual;
  3. sangramento fora do período menstrual;
  4. dor ao urinar;
  5. dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  6. corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.

O tratamento deve ser feito com associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E azitromicina 1 g, dose única OU a associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E doxiciclina 100 mg, de 12/12h, por 7 dias [1,2].

Silenciosa, a infecção pode demorar dias para se manifestar ou pode até se manter no organismo adormecida. Para muitas mulheres, o primeiro sintoma é uma dor leve a moderada na parte inferior do abdômen, além de sangramento vaginal irregular e corrimento.

A mulher com a maioria dos sinais de alerta deve consultar um médico imediatamente. Caso a mulher sinta dor nova que não é constante nem piora, ou se ela apresentar dor recorrente ou crônica, ela deve marcar uma consulta para quando possível; contudo, esperar vários dias não costuma ser prejudicial.

Esse abrandamento dos sintomas, que pode durar meses ou anos, acaba retardando o diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento. Resultado: com a falta de tratamento, a inflamação tende a agravar-se, a infecção progride e podem surgir complicações graves.

Os exames diagnósticos são determinados pelos sistemas de órgãos geradores da dor e podem incluir urinálise com cultura, ultrassonografia pélvica, cistoscopia com hidrodistensão e laparoscopia diagnóstica.

A doença inflamatória pélvica pode causar cicatrizes e adesões tubárias, que geralmente resultam em dor pélvica crônica, menstruação irregular, infertilidade e risco aumentado de gestação ectópica. Em virtude de uma infecção pouco sintomática poder trazer sequelas graves, deve-se manter um alto índice de suspeita.

Isso é extremamente perigoso pois as mulheres acometidas tendem a atrasar ainda mais a busca pela ajuda médica. Por isso, quando são diagnosticadas, muitas vezes, encontram-se em estado grave, podendo trazer complicações bastante sérias para a saúde da mulher.

Os sintomas podem ser brandos e atrasar o diagnóstico
Quando a doença surge na forma aguda, manifesta sinais como dor pélvica ou abdominal, corrimento vaginal com forte odor,menstruação irregular, sangramentos fora do período menstrual. Em alguns casos, a mulher pode ter febre e mal-estar, com náuseas e vômitos.

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

  1. dor na parte inferior do abdômen;
  2. febre constante;
  3. dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  4. sangramento vaginal anormal;
  5. dificuldade para engravidar;
  6. enjoos e vomitos;
  7. mal-estar;
  8. corrimento.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

INCHAÇO: É normal um pouco de inchaço antes da menstruação, mas se forem frequentes, pode ser problema no útero. CÓLICAS: Se as cólicas forem fortes e frequentes, causando ânsia de vômito, também pode ser um sinal de que algo não está bem no útero.

O metronidazol pode ser usado para tratar desde infecções gastrointestinais graves em pacientes hospitalizados até infecções vaginais relativamente simples em mulheres saudáveis. O metronidazol pode ser encontrado sob a forma de comprimidos, creme ou gel vaginal.