Como é a dor da hemorróida interna?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

Dor e inchaço na região anal, que surgem de forma aguda. A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

As hemorroidas internas frequentemente não causam um nódulo visível ou dor, mas podem sangrar. Sangramento de hemorroidas internas normalmente ocorre ao defecar, causando o aparecimento de sangue nas fezes ou no papel higiênico.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Hemorroida e os incômodos causados
Pode ser que o desconforto na região anal seja gerado por outra disfunção ou doença.

Dor ou ardor ao ir ao banheiro; Dor ao sentar; Coceira no ânus; Sangramento anal (sangue aparece nas fezes, no papel higiênico ou mesmo na roupa íntima).

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

A hemorroida coça e dói porque as fezes irritam as veias dilatadas quando passam por elas. E o sangramento ocorre quando esses vasos sanguíneos doentes se rompem durante a evacuação. O sangue da hemorroida é aguado, de cor viva e pode ser observado nas fezes, papel higiênico ou roupas íntimas.

A dor em si é mais comum nas hemorroidas externas, embora também possa acontecer no outro caso, principalmente quando ocorre a trombose hemorroidária que é umas das possíveis complicações da doença. Lembrando que ambos os casos podem ocorrer em homens e mulheres, sendo mais comuns em pessoas mais velhas.

Perivasc 450mg + 50mg, caixa com 60 comprimidos revestidos.

Cavalinha. A infusão feita com cavalinha é um excelente remédio anti-inflamatório para a hemorroida. Para prepará-la, basta usar cinco gramas da planta para cada 100 ml de água – também é recomendada para lavagens, uma vez que alivia a inflamação da hemorroida.

Tratar hemorróida em casa: o que devo fazer
O tratamento caseiro consiste, basicamente, em repouso e banhos mornos diários de assento com chás como tanchagem, folha de algodão, hamamélis ou outros recomendados pelo seu médico.

Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

A anoscopia é indicada para a visualização das hemorroidas internas. O anoscópio deve ter aberturas nos quadrantes laterais. Quando bem articulado pelo médico, este tipo de anoscópio permite que o tufo hemorroidário preencha a extremidade biselada da extremidade do anoscópio e seja devidamente avaliado.

Sintomas das hemorroidas
Além do inchaço, os pacientes sofrem com sintomas como sangramento, dor e prolapso, mais comuns ao momento de defecação. Segundo o especialista, as hemorroidas podem ser classificadas como internas e externas (parte de dentro do ânus e de fora, mais visível, respectivamente).