Como é a dor da artrite reumatoide?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Geralmente, os pacientes chegam ao consultório do médico queixando-se de dor nos dedos das mãos, punhos, cotovelos, ombros e joelhos. Outras juntas, como as articulações dos pés, também podem estar doloridas. A dor, em geral, começa em uma ou duas juntas e se espalha.

Na Artrite reumatoide, o corpo ataca o revestimento de uma articulação da mesma forma que faria se estivesse tentando protegê-lo de lesão ou doença. Por exemplo, se o seu pai idoso teve um corte em seu dedo, o dedo iria se tornar inflamado, doloroso, vermelho e inchado.

Dor persistente
Em geral, ela atinge os dois lados do corpo (por exemplo, ambos os pulsos, cotovelos, joelhos ou tornozelos).

Sintomas semelhantes aos da gripe, como cansaço, sensação de calor e suor. Perda de peso – geralmente acontece na doença descontrolada. Inflamação dos olhos. Nódulos reumatoides – são nódulos que aparecem embaixo da pele, geralmente nos cotovelos, mãos e pés.

A doença também acomete órgãos como pele (nódulos reumatoides), olhos (uveíte), pulmões (pneumonite), glândulas salivares e lacrimais (síndrome de Sjögren), pode gerar manifestações hematológicas (anemias), atingir o sistema neurológico periférico (neuropatias), cardíaco, hepático ou renal (amiloidose).

Embora sejam doenças distintas, com causas e tratamentos diferentes, muitas vezes há confusão entre a artrite reumatoide e o lúpus, já que ambas geralmente causam o desenvolvimento de artrite e dor nas articulações das mãos e punhos .

Terapia de calor ou gelo
O calor pode ajudar a aliviar a rigidez muscular e articular, aquecer as articulações antes da atividade e/ou aliviar um espasmo muscular. Já a terapia fria pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor nas articulações. Você também pode aquecer e congelar alternadamente.

As doenças reumáticas são diagnosticadas com base na história do paciente, no exame físico feito pelo médico e em exames complementares. O médico pode solicitar tanto exames de imagem (radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada, por exemplo) como exames de sangue.

Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue. Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatoide têm uma proteína circulando no sangue chamada de fator reumatoide.

Inchaço, calor e vermelhidão
Outra consequência do processo inflamatório do reumatismo é a presença de inchaço na região do corpo comprometida pela doença. Além disso, a sensação de calor e o surgimento da vermelhidão também são comuns, e indicam a necessidade de buscar um médico.

Metotrexato (MTX) está recomendado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatoide do Ministério da Saúde, como primeira escolha em monoterapia, na primeira etapa de tratamento, podendo ser associado com outros medicamentos da primeira etapa ou das etapas progressivas.

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

De uma forma simples de entender a diferença entre as doenças, podemos definir a artrite como inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Ambas precisam de atenção e cuidado, pois podem causar sintomas como dores fortes e inchaço.

Quando a artrite reumatoide afeta as mãos pode causar problemas como sinovite, inflamação, deformidades, desvios, contraturas, compressão de nervo e nodosidades nos dedos. Estes sintomas podem ser progressivos e levar a rigidez e a perda de função do membro se não tratada adequadamente.

Existem diversas classes de medicamentos usadas para controlar a artrite — de anti-inflamatórios à base de corticoides aos chamados DMARDS, drogas antirreumáticas modificadoras da doença. Esses últimos são medicações biológicas injetáveis que anulam o processo inflamatório que se apodera das articulações.