Como é a dor ciática na perna?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

O sintoma mais comum da dor do nervo ciático é uma dor que irradia da parte posterior das costas para a perna. Esta dor pode variar de suave a grave, e é muitas vezes pior após longos períodos de tempo sentado ou em pé. Outros sintomas incluem formigamento, dormência ou fraqueza na perna afetada.

Excesso de peso, falta de exercício físico e hábito de permanecer muitas horas sentado de forma incorreta prejudicam o alinhamento adequado da coluna vertebral e podem causar dores na região lombar, podendo irradiar para a região glútea, posterior da coxa, chegando aos membros inferiores.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Algumas opções de tratamento caseiro para o nervo ciático inflamado são:

  1. Fazer terapia frio-calor. ...
  2. Beber chás anti-inflamatórios. ...
  3. Passar uma pomada anti-inflamatória. ...
  4. Fazer uma massagem. ...
  5. Realizar alongamentos. ...
  6. Evitar ficar muito tempo de repouso. ...
  7. Preferir alimentos anti-inflamatórios.

Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa. Se o caso do paciente se encaixa em procedimentos cirúrgicos, a recuperação completa precisará de cerca de dois meses.

A dor ciática pode ser acompanhada de fenômenos sensoriais (perda ou diminuição da sensibilidade) ou motores (perda de força para determinados movimentos). Se você perceber que tem perda de algum movimento da perna ou pé, venha urgente até nós pois pode estar havendo uma grave lesão do nervo ciático.

O diagnóstico da dor no nervo ciático é feito por um médico ortopedista. Na consulta, ele vai fazer testes para comprovar a origem da dor.

Durante a crise de dor ciática, também é importante ter alguns cuidados como não rodar o tronco, nem dobrar o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão. Além disso, também é importante evitar ficar sentado ou deitado por longos períodos.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita. Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo. Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento. Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo.

A melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado é deitar-se de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro posicionado entre as pernas, para deixar alinhada à coluna. Ou dormir com a barriga virada para cima, colocando um travesseiro embaixo dos joelhos, deixando-os levemente inclinados.

Para obter alívio imediato no caso de dor ciática aguda, o médico pode recomendar os seguintes medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides, cortisona e relaxantes musculares. Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.

“A pressão no nervo ciático pode causar sua inflamação, o que produz o que chamamos de dor ciática. A causa mais comum disso é a hérnia de disco, ou seja, algum problema com o disco cartilaginoso localizado entre as vértebras.