Como é a dor abdominal da dengue?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado; Vômitos persistentes; Acúmulo de líquidos; Sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas);

Dor abdominal persistente e muito forte. Mudança de temperatura do corpo e suor excessivo. Comportamento variando de sonolência à agitação. Pulso rápido e fraco.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.

O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente na mesmo momento que a febre costuma melhorar. Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

Dengue hemorrágica: sintomas específicos
Os sintomas podem aparecer até 3 (três) dias após os sintomas da dengue clássica e incluem sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos, vômitos persistentes, urina com sangue, agitação ou confusão.

O uso recomendado de anti-térmico e analgésico é de paracetamol e dipirona. É proibido o uso de ácido acetilsalicílico (e todo o medicamento que contenha esse composto em sua fórmula), pois provoca sangramentos, piorando o quadro de dengue hemorrágica.

Indivíduos normais apresentam uma contagem entre 150.000 e 400.000 plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai para menos de 100.000, às vezes menos que 10.000 (trombocitopenia grave). Devido à queda das plaquetas e à inflamação dos vasos, os pacientes apresentam tendência a sangramentos.

Com duração média entre 7 e 10 dias, a dengue pode apresentar três fases até a recuperação total do paciente.

Acho que estou com dengue, devo ir ao hospital? Sim, principalmente se você estiver com alguns dos muitos sintomas da dengue: febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos, na barriga e nos ossos, dor de cabeça, vômitos, diarreia, náuseas, fadiga, manchas na pele e sangramentos.

Você sabia que os mosquitos transmissores da dengue têm "um horário específico" para atacar? Pois é! Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde.

Os testes rápidos são testes de triagem que têm como objetivo investigar a condição imunológica (contato recente ou passado com o vírus) dos indivíduos que buscam os serviços de saúde.

Em alguns casos, a dengue pode vir acompanhada de manifestações clínicas do sistema nervoso, como delírio, sonolência, depressão, psicose, demência, paralisias e encefalites, entre outras.

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Os alimentos mais indicados para quem está com dengue, são aqueles ricos em vitamina C, como laranja, acerola e abacaxi, ajudam na absorção de ferro no intestino e fortalecem o sistema imune.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta, superior a 38°C;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.