Como é a cultura do Iraque?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A cultura do Iraque reúne aspectos tradicionais da população árabe, como o apreço pela poesia, pela literatura e pela rica culinária. Uma curiosidade do Iraque é a sua importância histórica e religiosa para diversas sociedades do globo.

O país atualmente ainda vive uma grande crise econômica e social, bem como uma grande instabilidade política. A população é atingida pela miséria que assola o país, bem como pelos altos índices de violência, corrupção e ausência de infraestrutura.

Os iraquianos são fiéis à família, à tribo, à religião e, por último, são nacionalistas (iraquianos). Como na maior parte dos locais onde passámos, quando a selecção de futebol do Iraque joga, vê-se algum orgulho no país.

Costumes da Cultura Árabe
Priorizam a amizade, o respeito, a paciência e a privacidade acima de tudo. Também é muito conhecida a tradição árabe para os negócios, nos quais é necessário ter paciência para pechinchar e negociar o valor das mercadorias.

O árabe é a língua-mãe da religião islâmica, com mais de 280 milhões de falantes nativos. Já o Estado do Kuwait é um emirado soberano que integra a península arábica e divide fronteiras com a Arábia Saudita,o Iraque e o Golfo Pérsico.

Em suma, os costumes são atos habituais que, com o passar do tempo, acabam por se tornar prática comum enraizada na cultura social. Os costumes variam de acordo com as diferentes sociedades e culturas, e podem estar intrinsecamente relacionados com as tradições e rituais particulares de cada povo.

O casamento tradicional islâmico é um contrato civil estabelecido entre um homem e uma mulher mediante consentimento mútuo, não havendo inclusão de rituais sacramentais.

Alguns pratos incluem Kebab (muitas vezes marinado com alho, limão e especiarias, depois grelhado), Gauss (envoltório de sanduíche de carne grelhada, semelhante ao kebab Döner ), Bamieh (carne de cordeiro, quiabo e ensopado de tomate), Quzi (cordeiro com arroz, amêndoas e passas e especiarias), faláfel (galinhada de ...

Segundo ele, a lei está de acordo com o Artigo 2 da Constituição do país, que proíbe qualquer lei vá contra o Islã. A cultura iraquiana é predominantemente muçulmana e grande parte das pessoas desaprova o consumo público de álcool.

LÍNGUA, EDUCAÇÃO E CULTURA
A educação no Iraque é gratuita. O ensino primário é obrigatório durante seis anos, embora muitas crianças das áreas rurais, na prática, não vão à escola por falta de instalações. As aulas são dadas em árabe; no norte, na escola primária também se utiliza o curdo.

O Iraque é um país de maioria muçulmana; o islã representa cerca de 95% da população, enquanto os não muçulmanos (principalmente os cristãos assírios) atingem apenas 5%. O país tem uma população mista de xiitas e sunitas.

O islamismo permite que o homem se case com até quatro mulheres, mas estabelece condições para esses matrimônios.

Também chamada de kandoora, thobe ou dishdasha, é a vestimenta do homem árabe, uma túnica feita de algodão, com mangas compridas e uma extensão para cobrir todo o corpo, é usada para não marcar o corpo e como sinal de modéstia, uma vez que todos se vestem do mesmo jeito.

Alguns pesquisadores acreditam que o nome do país deriva de uma palavra persa que quer dizer "alcantilado", referindo-se aos rios escarpados ao longo do Tigre. Outros, porém, afirmam ser "Iraque" um termo árabe que significa "país da água", em alusão aos muitos rios que o banham.

As mais turísticas costumam oferecer alguma maneira para desavisados poderem se cobrir. Em praias, piscinas ou parques aquáticos são aceitos trajes de banho ocidentais, inclusive biquínis, mas o "topless" é proibido.

Diferente de uma celebração tradicional onde o noivo entra com sua mãe, seguido dos padrinhos, madrinhas e pajens e por último a entrada da noiva acompanhada por seu pai. Ou seja, no casamento árabe, os noivos entram sozinhos festejando o momento.

Desde os tempos antigos, adornos de cabeça são usados pelos homens árabes como uma proteção adicional contra o calor do Sol, o vento do ambiente desértico e a areia.

O Governo brasileiro felicita o novo Presidente do Iraque, Abdul Latif Rashid, por sua eleição, e o novo Primeiro-Ministro designado, Mohammed Shia Al Sudani, por sua nomeação.