Como é construída a cultura brasileira?

Perguntado por: orebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.

Resposta. Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.

A rica diversidade cultural brasileira, uma marca do país, é fruto da mescla das raízes indígenas, negras e lusitanas. Mas o Brasil moderno também é resultado da importante contribuição dos imigrantes italianos, franceses, alemães, espanhóis e árabes, entre outros povos fundamentais para a formação do país.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

Diversidade é a característica predominante do país
Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.

Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.

A identidade cultural brasileira é o conjunto de traços culturais que definem o que é ser brasileiro. Em tese, os brasileiros compartilham determinadas características culturais que fazem com que cada um deles se sinta parte da nação. Esse conjunto de traços distintivos é chamado de brasilidade.

Três elementos culturais que comprovam a diversidade cultural brasileira são a culinária diversificada, a música e as festividades.

Podemos dizer que a cultura brasileira é consequência da mistura de variados grupos étnicos que contribuíram para que a população do Brasil fosse formada. Além disso, a cultura brasileira e toda a sua diversidade é consequência das características e da grande extensão do território em cada região do nosso país.

A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. Uma característica importante deste tipo de cultura é que ela começa de baixo para cima, ou seja, são as classes populares quem determinam o que é essa cultura e como ela deve ser reproduzida.

Isso nos mostra que falar da diversidade cultural brasileira é mais complexo do que parece. Podemos começar falando dos povos indígenas. Hoje existem 305 etnias indígenas brasileiras que ainda resistem ao genocídio europeu e ao etnocídio provocado pela cultura branca.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

O termo “cultura” tem origem latina em cultura, surgindo no século XIII para designar uma parcela de terra cultivada. No século XVI representa a acção de cultivar e a partir de meados adquire um significado abstracto para designar o aperfeiçoamento de uma competência, capacidade ou vertente intelectual.

O primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local. Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador.