Como é a crise de hipotireoidismo?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

Depressão. Pele seca. Fadiga, falta de energia e letargia. Ganho de peso.

Habitualmente, quando o TSH já está muito acima de 10 mU/L, o paciente já não tem mais hipotireoidismo subclínico, pois o T4 livre costuma estar baixo e o paciente já apresenta sintomas de hipotireoidismo. Portanto, o hipotireoidismo subclínico geralmente apresenta TSH elevado, mas nunca muito superior a 10 ou 15 mU/L.

Cansaço súbito e dores musculares são o principal alerta da doença. Alerta para as mulheres: os sintomas do hipotireoidismo podem se confundir com os da menopausa.

As doenças inflamatórias que ocorrem na tireoide, as chamadas tireoidites, podem levar os pacientes a sentirem dores na glândula, inclusive com dificuldade para engolir os alimentos. É o que ocorre em casos de tireoidite subaguda (ou Tireoidite de Quervain) e tireoidite fibrótica (ou Tireoidite de Riedel).

Desconforto na garganta e no pescoço
Assim que notar qualquer alteração relacionada à tireoide, é importante ir a um clínico geral ou um endocrinologista, para que sejam feitos exames de diagnóstico.

Sintomas da dificuldade ou paradas respiratórias, cansaço excessivo durante o dia, sonolência excessiva, apatia, dores de cabeça, dificuldade de concentração, entre outras, são relacionados tanto ao hipotireoidismo quanto à Apneia do Sono.

Nesse sentido, a desnutrição ou deficiências nutricionais coexistentes de elementos como iodo, ferro e selênio podem prejudicar a função da glândula tireoide, e já foram apontadas como uma das causas de desenvolvimento e/ou agravamento do hipotireoidismo [5].

Chá de genciana
A genciana é uma planta que tem forte ação tônica, melhorando a disposição e combatendo sintomas associados ao hipotireoidismo. Por esses motivos, esse chá é uma boa opção para completar o tratamento médico dessa condição e melhorar o bem-estar físico e mental.

Algumas medicações tem maior efeito de atrapalhar a absorção: sulfato ferroso (usado para tratar deficiência de ferro), carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio (utilizado em anti-ácidos), entre outros. O ideal é tomar essas medicações com pelo menos 4 horas de distância da levotiroxina.

Ai que cansaço
O cansaço também pode estar relacionado ao TSH, afinal, o hormônio tem como objetivo estimular o funcionamento da glândula e a produção de T3 e T4. Quando o organismo está sofrendo com cansaço, esse pode ser um dos sintomas de irregularidade na tireoide.

O que é o hipertireoidismo
O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

Resumo. Introdução: o hipotireoidismo congênito (HC) pode causar danos nas estruturas do sistema vestibular ocasionando sintomas de tontura que pode acarretar em implicações nas habilidades linguísticas e acadêmicas dos indivíduos.

O hipotireoidismo pode também desencadear o aumento dos níveis do colesterol e, em casos mais graves, pode causar insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio.

O hipotireoidismo é uma disfunção que não tem cura, pois trata-se de uma doença crônica. No entanto, o tratamento pode ser bastante eficaz. É possível controlar o hipotireoidismo por meio da reposição do hormônio tireoidiano em comprimidos que devem ser ingeridos diariamente.

“Quando não tratado adequadamente o hipotireoidismo pode afetar a qualidade de vida, pois sintomas como cansaço, indisposição e perda de memória geralmente afetam a capacidade do indivíduo de realizar suas tarefas habituais, reduzindo o desempenho no trabalho e até mesmo a capacidade física.