Como é a comida da cadeia?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Estudo aponta que, principalmente durante a pandemia, pessoas encarceradas estiveram sujeitas a pouca quantidade de alimentos, impurezas na comida - como insetos e pelos - e intervalo de mais de 12h entre as refeições. Imagem mostra uma barata em um pão francês.

Ainda segundo o DEPEN, são servidas seis refeições diárias e "cada preso que apresenta restrições alimentares recebe alimentação diferenciada, conforme prescrições médicas, relacionadas ao quadro clínico do interno, ou por questões religiosas e culturais".

Às pessoas privadas de liberdade, deverão ser ofertadas, minimamente, cinco refeições diárias: o desjejum, o almoço, o lanche, o jantar e a ceia.

Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional afirma que presos são forçados a almoçar antes das 11h e jantar às 16h30.

Em regra, no regime fechado (o que acontece também para quem está preso preventivamente), são em média 22h de cela, ou seja, a pessoa tem apenas 2h fora da cela, fazendo com que fique na ociosidade por quase todo o dia.

existe um termo chamado jumbo o que que é o jumbo o jumbo é como se fosse uma pequena cesta de alimentos. em que a família do preso manda via sedex ou no dia de visita.

O local de acesso privado deve ser higienizado, contendo ainda preservativos e material de educação sexual. Em caso de violência física, psicológica ou sexual durante a visita íntima, a vítima tem à disposição a atenção de uma equipe multidisciplinar.

Todos alimentos devem estar fatiados, desfolhados ou ralados, sendo expressamente proibida a mistura de maionese ou outros molhos perecíveis. É vedado o ingresso de alimentos com caroços ou recheios.

Se uma pessoa é presa para cumprir pena, independentemente do horário da prisão, o dia valerá como dia de pena cumprida. Assim, se um sujeito é preso às 22h00min de um dia, esse dia é integralmente computado, ainda que faltem somente 2 horas para findar.

c) A prisão fixada em dias é contada considerando-se cada dia um período de vinte e quatro horas, sem prejuízo do que no artigo 481.º se dispõe quanto ao momento da libertação.

Produtores – São sempre seres autótrofos (que produzem seu próprio alimento), produzem alimento que será usado na cadeia e são obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar.

Mesmo privado de liberdade, o preso deve manter seus direitos de cidadão como educação, saúde, assistência jurídica e trabalho para remição da pena. O preso tem o direito de ter acesso ao trabalho remunerado e à reserva de dinheiro resultado de seu trabalho.

NOVAS REGRAS PARA VISITAS A PARTIR DE 01 DE SETEMBRO/22
A visita terá a duração de 2 horas; 2. A periodicidade da visita será de 14 dias em todas as unidades prisionais.

Em outro comunicado, a pasta explicou que os presos não têm uniforme específico e que a maioria das roupas brancas que eles usam é entregue por familiares (leia íntegra da nota no fim da reportagem) e, portanto, as peças são lavadas pelos próprios detentos.

A tranca é um local onde os presos cumprem medida disciplinar ou administrativa separados dos demais detentos. No espaço eles ficam sem receber visitas e perdem o direito ao banho de sol.

As penitenciárias abrigam presos condenados ao regime fechado. Segundo prevê a Lei de Execução Penal, esses estabelecimentos devem ofertar selas individuais aos apenados, equipadas com dormitório e banheiro. O ambiente ainda precisa ser salubre e ter área de no mínimo 6 m².

Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.

Palavras relacionadas a Boca do boi:
vaso sanitário cadeia privada mais...

O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros.

Um exemplo de roupas que podem entrar no presídio seria: um tênis de fácil retirada, calça jeans e uma camiseta simples, desde que não seja das cores preta ou laranja. Mas isso também poderá variar bastante de acordo com a unidade prisional a qual você irá visitar.

Frios fatiados, pães de forma, salsicha ou linguiça (fatiadas ou moídas), carne fatiada, desfiada ou moída, massa (tipos: gravatinha, espaguete, fettuccine ou parafuso), feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja e arroz branco). Leve em dois recipientes transparentes.