Como é a cobra capitão do mato?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

É um animal não peçonhento, chega a atingir cerca de dois metros e ovíparo. O seu revestimento é composto por escamas escuras cinzentas ou avermelhadas, com desenhos amarelados ou brancos e sua dentição é do tipo áglifa.

Em geral, pode-se dizer que é peçonhenta toda serpente que possuir fosseta loreal ou colorido vermelho, preto, branco (ou amarelado) sob a forma de anéis no corpo e presas situadas na parte anterior da boca.

As cobras do gênero Bothrops (jararacas) respondem por aproximadamente 90% dos acidentes do País. “São serpentes de maior porte, maior ângulo de abertura bucal e dentes mais especializados, que utilizam o bote como mecanismo de defesa, além de poderem ser encontradas em áreas urbanas”, acrescenta.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

urutu-cruzeiro

A cobra urutu-cruzeiro é muito temida pela população brasileira. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o ditado "A urutu quando não mata aleija" é muito disseminado. O veneno dessa espécie é forte e a picada da cobra causa necrose na pele e pode levar à morte, se não tratada a tempo.

Já o nome cobra-espada faz referência à habilidade da cobra em achatar o corpo no solo, ficando com a espessura de uma espada.

A cobra Hognose é um animal que também emite um tipo de assobio e chega a inflar o pescoço como uma naja.

Jararacuçu – Bothrops jararacussu
E pode ser notada no Paraguai, Bolívia, Argentina, e no território brasileiro na Bahia, Minas Gerais, e de Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. E se encontra entre cobras que mais atacam indivíduos no Brasil. A cobra é perigosa e brava, podendo injetar quantidade enorme do veneno.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Em geral, o veneno da cobra urutu é igual ao das outras cobras Bothrops. Além disso, o seu temperamento oscila com grande facilidade, o que faz com que seja uma cobra muito brava, apesar de fugir com facilidade. No entanto, é sempre um grande risco persegui-la, já que pode atacar e inocular o veneno.

jararaca

Não é por nada que ela é sinônimo de traiçoeira, venenosa e brava. A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no país.

Thamnophis sirtalis infernalis

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo.

Cobra cascavel

Cobra cascavel, a agitadora de chocalho das terras brasileiras - Instituto Butantan.

As serpentes andam em pares e se uma for morta, outra vem se vingar? Mais de uma serpente pode viver em uma mesma área se existir recursos, como alimentos. Mas isso não significa que são “companheiras”.

O que diz a Biologia? Em primeiro lugar, as cobras são répteis, ou seja, não se alimentam de leite. O sistema digestório não está adaptado a essa alimentação, além da dentição, língua e estrutura não permitirem a sucção. Isso torna improvável que exista uma cobra que mama leite.