Como é a classificação das plantas?

Perguntado por: ncosta4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

As principais características das plantas são: Células eucariontes: núcleo delimitado por membrana nuclear; Seres autotróficos: produzem o seu próprio alimento; Fotossintetizantes: realizam fotossíntese, o processo para obtenção de alimento e energia.

1) O reino Plantae se divide em: Criptógamas: plantas que não produzem flores nem sementes. Ex.: algas, musgos e samambaias; Fanerógamas : plantas que produzem flores e sementes. Ex.: pinheiros, roseiras, coqueiros.

O Reino Plantae ou Vegetal é formado por seres autotróficos fotossintetizantes, pluricelulares e eucariontes, ou seja, as plantas e vegetais. Suas células possuem organelas especiais (vacúolos e cloroplastos) e são seres que passaram por diversas fases evolutivas.

As angiospermas são um grupo de plantas bastante diversificado e possuem como características principais a presença de flores e frutos. As angiospermas são o grupo de plantas dominante no planeta, com aproximadamente 257.400 espécies diferentes, distribuídas em 13.678 gêneros.

Reino Vegetal

O Reino Vegetal (Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia) é composto por seres vivos eucariontes e autótrofos – que produzem o próprio alimento.

Representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes fases: germinação (Figura 1), emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento (Figura 2), frutificação, formação das sementes e maturação.

Os quatro principais grupos de plantas: Musgos, samambaias, coníferas, e Angiospermas. As plantas terrestres evoluíram de cerca de 500 milhões de anos atrás.

Função das plantas
Elas produzem oxigênio junto com as algas, protegem o solo de erosão e deslizamentos e participam do ciclo da água. São os produtores da cadeia alimentar, ou seja, alimentam todos os seres vivos, de forma direta ou indireta.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

As espécies variam quanto à longevidade da semente, sendo classificadas por Harrington (1960) como “longevas” (com longevidade de 10 anos ou superior) e “de vida curta” (longevidade inferior a 10 anos).

As briófitas são plantas de pequeno porte que não possuem tecidos de sustentação e vasos condutores (avasculares). Podem ser classificadas em três grupos: musgos, hepáticas e antóceros.

A reprodução sexual nas plantas envolve a geração de gametas masculinos e femininos, cada um carregando metade dos genes do organismo. As plantas com flores exibem a forma mais avançada de reprodução sexuada das plantas, produzindo espermatozoides derivados do pólen que se unem aos óvulos para originar sementes.

A evolução das plantas ocorreu através de níveis de complexidade sucessivamente mais complexos, desde os primitivos tapetes de algas, passando pelos briófitos, licópodes, fetos (samambaias) e gimnospérmicas, até às complexas angiospérmicas da actualidade.

O reino Plantae, também conhecido como reino vegetal, abrange organismos eucariontes, fotossintetizantes e com organelas celulares específicas, como os cloroplastos e vacúolos, além do revestimento externo, chamado de parede celular.

São exemplos de gimnospermas as araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias. Em geral, essas plantas adaptam-se melhor em climas mais frios e temperados. Acredita-se que existam cerca de 750 espécies de gimnospermas.

  • Ginkgo biloba
  • Sagu-de-jardim
  • Pinus sylvestris
  • Araucária
  • Cedro-japonês
  • Gnetum gnemon