Como saber se a cesárea está cicatrizada por dentro?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

A dor na barriga após a cesárea é algo normal de acontecer. Afinal são 7 camadas de tecidos lesionados para retirar o bebê. Porém, a dor é algo relativo. Ela pode variar de intensidade dependendo do organismo.

A incisão de uma cesariana normalmente tem cerca de 12cm e o médico cortará a pele e as camadas de tecido abaixo dela (são 5) até o acesso ao útero, onde é realizada a incisão pela qual o bebê será retirado. Após a saída do bebê é retirada a placenta e feita uma sutura em cada camada aberta na cirurgia.

Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços. Até breve, aproveite o neném!

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são:

  • Vermelhidão no local.
  • Cicatriz quente e endurecida.
  • Dor ou ardência na região.
  • Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  • Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

Aos 30 dias, a pessoa pode realizar quase todas as tarefas e atividades anteriores à cirurgia. Desde que esses 30 dias tenham acontecido sem complicações, os médicos entendem que a cicatrização inicial já pode ser considerada segura, embora ainda imatura. A maturação acontecerá ao longo dos próximos meses.

A abertura dos pontos é uma complicação considerada rara, mas que pode ocorrer em diversos tipos de cirurgia, em especial no abdômen (abdominoplastia ou cesariana) e nos seios (mamoplastia).

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Atividades físicas mais intensas devem esperar. Pode pegar peso depois da cesárea? Nem pense em fazer movimentos bruscos ou carregar peso nos primeiros quinze dias de recuperação. Nessa fase, grandes esforços físicos podem atrapalhar a cicatrização e causar dor.

Em geral, a cicatriz pode abrir por dois motivos, o primeiro é por força de tensão, ou seja, a cicatriz que ainda não tem resistência (não está madura) passa a ser submetida a movimentos excessivos e consequente por não estar 100% cicatrizada ela abre.

Depois de retirar a placenta há uma queda dos hormônios na mulher, ocorrendo a redução da libido, bem como da lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo em último plano.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.