Como é a catinga de porco?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A Catinga-de-porco, também conhecida como "Catingueira" tem esse nome em função do cheiro desagradável de suas folhas verdes. Com o nome botânico de Caesalpinia pyramidalis Tul, é uma árvore de porte médio, sem espinhos com 4 a 6 metros de altura, copa aberta, ramos verdes, com abundantes lenticelas esbranquiçadas.

As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.

Significado de Catinga
Cheiro não agradável; fedor. Etimologia (origem da palavra catinga).

É uma espécie típica da caatinga com ampla faixa de tolerância. Prefere solos grossos mas adapta-se até aos mais pobres. Sua madeira é utilizada como lenha, carvão, estacas, podendo ser utilizada, também, para produção de álcool combustível e coque metalúrgico.

Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi.

Popularmente, o Mentrasto também é conhecido por outros nomes, como picão roxo, catinga de bode, cacália, Maria preta, erva de Santa Lúcia, cúria e erva de São João. No entanto, não devemos confundi-lo com a Erva de São João de nome científico Hypericum perforatum, que possui indicações de uso diferentes.

é encontrada em regiões tropicais e subtropicais, incluindo o Brasil, onde é mais conhecida como mentrasto, catinga de bode, erva de são joão, matruço, entre outras.

Pode atingir até 5 metros de altura, possui copa aberta e tronco com casca lisa acinzentada ou amarronzada. Suas flores contêm pétalas amarelas e uma delas possui manchas avermelhadas. Essas manchas funcionam como guias de néctar para atrair seus polinizadores, principalmente abelhas.

De acordo com a Flora do Brasil (2015), a catingueira é classificada como árvore e/ou arbusto, sendo endêmica do Brasil. De porte médio, não é dotada de espinhos e possui altura de 3-6 m podendo,em alguns casos, atingir 12 m. Possui copa aberta e irregular e seus ramos são verdes (MAIA, 2012).

A Flor da Catingueira contém em sua composição o Boldo e a Carqueja, duas plantas medicinal, sendo que o Boldo pode ser utilizado como remédio caseiro para o fígado devido às suas propriedades digestivas e hepáticas, além de possuir propriedades diuréticas, anti-inflamatória e antioxidante.

Queiroz, sinonímia Caesalpinia pyramidalis [Tul.]), é uma espécie pertencente à família Leguminosae que é conhecida por diferentes nomes de acordo com o Estado: canela-de-velho, catingueira-verdadeira e pau-de-rato no Piauí; catingueira-de-porco e catingueira, no Ceará; catingueira, no Rio Grande do Norte, Pernambuco, ...

Nomenclatura científica
Pertencente à família Fabaceae, gênero Cenostigma Tul., recebendo o nome científico Cenostigma pyramidale (Tul.)

O marmeleiro é uma árvore de tamanho médio, capaz de alcançar os 6 metros de altura se a deixamos crescer com liberdade. O seu tronco é muito tortuoso, de cor verde com tons avermelhados e a sua casca é lisa, acinzentada, ficando escamada com o passar do tempo.

“Água e sabonete são suficientes para fazer a higiene adequada. Quando o cheiro está muito forte, podem ser usados sabonetes antissépticos na área de muito suor para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a dermatologista.

Misture um pouco de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio até formar uma pastinha bem densa; Esfregue bem sobre a área com mau odor, como a região das axilas; Enxágue bem; Leve para lavar normalmente.

A planta é usada principalmente como vermicida, e também para hemorróidas, pois é tóxica a vermes intestinais. A infusão de flores é um antihelmíntico recomendado contra as áscaris e os oxiuros.

Uso popular: Segundo a Irmã Eva Michalak, esta planta é indicada para dispepsia, congestão do fígado, hepatite, nefrite, hidropisia, cálculos da vesícula biliar, retenção da urina e nervosismo.

Aperitivo, vermífugo, expectorante, antiespasmódico, estomáquico, adstringente, peitoral, tônico para o cérebro, antioxidante, laxativo, contra asma, úlcera, diarreia, gripe, tosse, anemia e como anti-inflamatório.

[Depreciativo] Transpiração malcheirosa.