Como é a Cadeira de Rodas do Handebol adaptado?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A proposta do Handebol Adaptado em Cadeiras de Rodas e parecida com a modalidade do Handebol tradicional de salão, sua maior diferença está na redução da trave para 1,60m, através da colocação de uma espécie de placa 48 cm que possibilita a defesa do goleiro.

Podem praticar o handebol em cadeira de ro- das as pessoas com deficiência física que tenham comprometimento dos membros inferiores, como lesão medular, amputação, sequela de poliomielite e les autres (nomenclatura que congrega outros fatores que causam limitação física e motora)(9).

“O Handebol em Cadeira de Rodas trata-se de uma modalidade esportiva adaptada praticada por pessoas com deficiências físicas.

Calegari, Gorla e Carminato (2005) descreveram que existem duas formas de jogar o handebol adaptado: o Handball seven (ou handebol de sete cadeiras) e o Handball four (ou handebol de quatro cadeiras), que serão abordados em seguida com base nesses autores.

O Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) surgiu no ano de 2005 pelos professores Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato, com objetivo de promover a prática por pessoas com deficiência física possibilitando a inclusão social; proporcionar melhoras psicológicas nos participantes; estimular a ...

O primeiro marco do Handebol de Cadeira de Rodas, na modalidade HCR4, foi dado pelo saudoso professor Décio Roberto Calegari, em 1993, como forma de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em geral, as equipes de Handebol de Cadeira de Rodas se dividem em HCR7 masculino; HCR7 feminino; HCR7 misto; HCR4 feminino A; HCR4 feminino B; HCR4 masculino A e B; HCR4 misto.

A modalidade do Handebol Adaptado procura proporcionar no seu contexto a integração social através da cooperação, participação nas atividades internas e externas do projeto destacado com o grupo e emancipar as pessoas com deficiência física da condição de ser reclusa, buscando sua superação diante de suas limitações ...

As regras do handebol para surdos são as mesmas do esporte convencional. O que diferencia as modalidades é a comunicação entre atletas e árbitros. – Os atletas que participam são completamente surdos ou com deficiência auditiva severa. Os jogadores com implante interno ou externo não podem jogar.

No ano de 2005, no município de Toledo/PR, a mo- dalidade passou a ser sistematizada como modalidade esportiva, adquirindo um caráter maior de rendimento (CALEGARI, ARAÚJO; GORLA, 2010).

Regras do handebol
A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola, e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela.

O primeiro jogo internacional de handebol masculino foi jogado entre Alemanha e Bélgica em 1925 e, para as mulheres, foi jogado entre o handebol de equipe Alemanha e Áustria em 1930. Acredita-se que o handebol seja o segundo jogo mais rápido da terra ou do mundo, depois do hóquei no gelo.

O handebol é uma modalidade esportiva que pode assumir um importante papel educacional frente à realidade social, principalmente quando levamos em conta o seu caráter pedagógico, como o desenvolvimento das individualidades, a formação para a cidadania e a orientação para a prática social.

basquete

O primeiro esporte adaptado praticado no Brasil foi o basquete em cadeira de rodas. Enquanto realizavam um tratamento médico nos Estados Unidos, brasileiros com deficiência conheceram a modalidade e a trouxeram para o país.

Aconselha-se utilizar materiais macios para indivíduos com dificuldades de percepção. Também, é indicado a utilização de materiais alternativos e adaptados, como por exemplo, calhas para alunos com Paralisia Cerebral ou cadeira de rodas para indivíduos com graves problemas de equilíbrio.

Atualmente, acredita-se que o esporte adaptado contribui significativamente para a inserção das pessoas com deficiência à sociedade, bem como trazem benefícios relacionados à melhor aceitação da deficiência, melhor interação com as pessoas ao seu redor, melhora da aptidão física, ganho de independência e autoconfiança ...

O handebol não é muito popular no Brasil, talvez pelo fato de ser raramente transmitido pela televisão. É parecido um pouco com o futsal, entretanto, em vez de usar os pés, os jogadores usam as mãos. Por isso, o nome em inglês: hand (mão) + ball (bola).

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.

O esporte praticado por pessoas com deficiência começou na Inglaterra, nos anos 40, como medida terapêutica, para dar mais qualidade de vida a militares que foram mutilados durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1960, foi realizada a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão em Roma, na Itália.

Uma equipe consiste de 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos. Durante todo o tempo do jogo, a equipe deve ter um dos jogadores na quadra designado como goleiro.