Como é a cabeça de um Asperger?

Perguntado por: fpires . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A pessoa com Asperger tem um desenvolvimento cognitivo normal ou acima da média, mas apresenta muita dificuldade para interagir com outras pessoas. Ou seja, seu principal desafio é se adequar ou se adaptar às regras sociais.

Pessoas com a síndrome de Asperger têm dificuldade para compreender o significado de sinais indiretos, como alterações do tom da voz, de expressões faciais, gestos corporais, ironias ou sarcasmo, portanto só conseguem entender o que foi dito de forma literal.

Se irritam com facilidade (luz, som alto, repetitivo, mudança em sua rotina, muitas pessoas juntas) Podem se incomodar com barulhos. As vezes a coordenaçao motora é ruim. Alteraçoes de sono também sao comuns.

Seja claro a respeito de seus pensamentos e emoções.
As pessoas com autismo têm dificuldades em ler linguagem corporal e, por isso, nem sempre percebem o que está acontecendo ou o presumem errado. Portanto, verbalize em palavras claras o que está sentindo para que seu parceiro compreenda.

Um estudo inovador sugere que pessoas com Transtorno do Espectro Autista não sofrem de falta de empatia – ao contrário, elas sentem as emoções dos outros de forma mais intensa do que conseguem processar.

Sim!! As pessoas desse espectro sentem amor e têm a capacidade de se apaixonar! Além disso, eles podem sentir emoções da mesma forma que os neurotípicos.

Em geral, pessoas associadas anteriormente à síndrome de Asperger são consideradas autistas no nível 1, leve. Esses indivíduos podem apresentar dificuldades para interação social, compreender e expressar emoções, assim como gestos, expressões faciais e demais aspectos da linguagem não verbal.

O DSM-5 já havia dispensado o nome síndrome de “Asperger”, substituindo o termo por Nível I do TEA (Transtorno do Espectro Autista), considerado um quadro mais leve e funcional do espectro do autismo.

5: Síndrome de Asperger.

Ajudar uma criança, que esteja incluída dentro do Asperger, a se comunicar requer ver quais os pontos fracos e pontos fortes na linguagem do indivíduo. Vale ressaltar que adolescentes e adultos também podem mostrar dificuldades causadas pelo transtorno em questão.

Uma pessoa adulta com síndrome de Asperger terá filhos com a mesma síndrome. Não necessariamente, apesar de poder existir um componente genético, não obrigatoriamente terá filhos com.

Os principais sintomas incluem mostrar interações sociais mínimas ou inadequadas, ter conversas que, na maioria das vezes, centram-se em uma pessoa ou um assunto em vez de outros e ter falta de expressões faciais ou má compreensão das emoções.

Além disso, os estudos apontam que a idade média com que uma pessoa diagnosticada com autismo morre é de apenas 36 anos, sendo que para a população em geral a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos.

A Síndrome de Asperger faz parte de amplo espectro de sintomas e genes associados ao autismo e o exame mais indicado neste caso é o sequenciamento do Exoma.

Fora do mundo dos negócios, há também outras figuras que afirmaram publicamente ter Asperger e que se destacaram pelo desenvolvimento de suas atividades, como Greta Thunberg, ativista ambiental; Steven Spielberg, o diretor de cinema; atores Keanu Reeves, Dan Aykroyd e Anthony Hopkins; cantora Susan Boyle; e o tenista ...

O diagnóstico para o Transtorno de Asperger é primordialmente realizado pelo Psicólogo ou Psicanalista. O profissional pode, na consulta, avaliar através da coleta de dados do paciente, da história de vida, dos hábitos e de uma observação clínica e apurada, se há a possibilidade de Asperger ou Autismo .

Pode, não há impedimento para isso.

Aposentadoria da pessoa com deficiência
De acordo com o parágrafo 2º do art. 1º da Lei 12.764/2012, o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista é considerado uma pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.