Como é a brincadeira da melancia?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Nessa brincadeira, um grupo de crianças representará as melancias e, portanto, ficarão agachadas com as cabeças para baixo. Elas estarão espalhadas pelo terreno. Uma delas será escolhida para representar o dono da plantação, responsável por cuidar de suas frutas.

Jeito de brincar
Duas meninas têm que juntar as duas mãos para ficarem bem coladinhas, dedo com dedo. Depois, outra pessoa vai fazendo perguntas apontando para os dedos e abaixando-os depois de cada resposta. Por exemplo: Primeira pergunta (mindinho): "Qual é o número de que você não gosta?

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Resposta: Crianças indígenas da tribo Tikuna! Um grupo de crianças representa as melancias, ficando agachadas, com a cabeça baixa, espalhadas pelo terreno. Uma delas representa o dono da plantação, que fica cuidando, com dois "cachorros" para que outro grupo, que representa os ladrões, não roube suas frutas.

BRINCADEIRA SALADA MISTA
ASSIM QUE O JOGADOR DISSER PARA PARAR, DEVERÁ ESCOLHER ENTRE "PERA, UVA, MAÇÃ OU SALADA MISTA" E A PESSOA PARA A QUAL O MEDIADOR ESTIVER APONTANDO NA HORA EM QUE FOI DITO PARA PARAR DEVERÁ REALIZAR O QUE A FRUTA ESCOLHIDA SIGNIFICA.

Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair. Pode ser uma brincadeira recreativa como brincar de "esconde-esconde" ou um gracejo, como trocadilhos ou insinuações. É uma forma de jogo livremente estruturada que geralmente inclui encenação, substituição de objetos e comportamento não-literal.

brincadeira | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Se o dono ou os guardas pegar um dos ladrões tentando roubar as melancias, eles correm atrás para o pegar. O ladrão que for pego sai da brincadeira até que todos os ladrões sejam pegos ou até que todas as melancias sejam roubadas.

Jeito de brincar
Os participantes fazem um "bolo" de terra ou de areia e fincam um palito ou um pauzinho no centro. Sentados em volta do "bolo", cada uma das crianças tem que tirar um pouco de terra na sua vez. Mas tem que fazer isso de um jeito que não derrube o palito.

MÃE-DA-RUA
PARTICIPANTES No mínimo três. COMO BRINCAR São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a "mãe da rua". As demais devem atravessar a "rua" pulando em uma perna.

A CRIANÇA QUE ESTÁ COM O ANEL PASSA SUAS MÃOS POR DENTRO DAS MÃOS DAS OUTRAS PESSOAS E DEIXA O OBJETO COM UM DOS PARTICIPANTES, SEM QUE OS OUTROS PERCEBAM. DEPOIS DE MOSTRAR AS MÃOS VAZIAS, ELA PERGUNTA A ALGUÉM COM QUEM ESTÁ O ANEL. SE A PESSOA ACERTAR, VIRA O PASSADOR DE ANEL.

As crianças se sentam em cadeiras que formam um círculo. Cada criança recebe o nome de uma fruta (pera, maçã, banana, uva) e uma delas fica de pé, sem cadeira. A criança que está de pé diz que foi à feira comprar uma das frutas. Se ele disser "maçã", todas as crianças que receberam a palavra "maçã" levantam da cadeira.

Jeito de brincar
Os participantes batem na mão do pegador, que conta até dez e corre atrás das crianças. Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça.

Gavião e passarinho
Cada criança se aninha em um galho como um passarinho e escolhem uma para ser o gavião, que será o pegador. Os passarinhos devem bater asas, cantar e assobiar para tentar distrair o gavião, que vai tentar pegar todos os passarinhos quando eles estiverem fora de seus ninhos.

A tataravó da melancia tinha só 50 milímetros de diâmetro (ante os 66 centímetros atuais), pesava 80 gramas (a nossa varia entre 2 e 8 quilos), era extremamente amarga (a atual é doce e suculenta) e possuía seis variedades (temos 1 200 opções na lavoura!).

Jeito de brincar
Um condutor venda os olhos de um participante, que diz: "Caí no poço". O condutor pergunta: "Quem te tira"? O participante responde: "Meu bem". O condutor então aponta para cada uma das crianças do grupo e pergunta: "É esse"?

O jogo em si conta com figuras como; Narrador, Assassino, Detetive, Anjo e os Cidadãos da cidade. Em roda, o Narrador distribui os personagens aos participantes com a cidade dormindo, o Narrador pede para o Assassino acordar e apontar para sua vítima que será morta, depois pede para o Anjo acordar e salvar alguém.

Os participantes se reúnem em roda e um primeiro diz uma palavra que não comece nem com C, nem com S ou que seja composta. A partir daí, em sentido horário, o participante seguinte deve contribuir com uma outra palavra que tenha a ver com a anterior, mas que também não comece com C, S ou seja composta.