Como é a brincadeira boneca de lata?

Perguntado por: vgois9 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Canta-se a música abaixo, mudando a parte do corpo que a boneca de lata "bateu" a cada vez que se canta. A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que "bateu" sempre que estiver cantando a música. O número de horas para a arrumação também aumenta a cada vez.

Ao brincar de boneca, a criança usa a imaginação para interpretar um papel diferente do seu: ela passa a ser a pessoa adulta, que cuida, e a boneca passa a ser a criança, que será cuidada.

Fazer a boneca era só o começo da brincadeira. As espigas eram colhidas no milharal que ficava perto da casa dela, onde hoje se espalham avenidas movimentadas. "A gente colhia as espigas que estavam começando a se formar. Aí tirava a palha com jeitinho, que virava o 'cabelo' da boneca", explica.

No Antigo Egito, já foram encontradas bonecas em túmulos de crianças, do período situado entre 3 mil e 2 mil a.C., feitas de madeira e banhadas em argila, com cabelos de verdade. Segundo os arqueólogos, as bonecas eram colocadas no túmulo para a criança brincar no mundo do “além”.

Já nas brincadeiras geralmente não existem regras. Quando existem, são criadas pelos próprios participantes. Nas brincadeiras não existe competição ou um vencedor, mas são capazes de entreter e estimular a criatividade da criança de forma lúdica.

A brincadeira com latinhas estimula o tato, a coordenação motora, e o senso de movimento e direção. O Massacuca ensina como fazer! Bebês e crianças são exploradores natos: aprendem como tudo o que veem e tocam.

Quando a criança tem entre 1 e 2 anos, as bonecas do tipo bebê são ótimas. Elas podem vir com peças de borracha, vinil e ter o corpo macio de pelúcia, por exemplo. Nessa fase, as crianças geralmente reconhecem personagens que aparecem na TV, viu?

A brincadeira estimula a atividade em grupo e desenvolve a coordenação motora. Para brincar, basta ter um bambolê e algumas crianças cheias de vontade de se divertir. Um fica parado a frente, com os braços levantados, enquanto os demais arremessam o objeto.

A boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade e paternidade. As bonecas podem ser confeccionadas com diferentes materiais.

Esse comportamento é saudável, comum, até certo ponto esperado por parte de crianças nessa idade. O corpo é natural, a roupa não - é cultural. Os motivadores corporais são extremanete genuínos. A criança está exercitando essa ponte entre a cultura (boneca) e a natureza (corpo real).

As possibilidades de brincadeiras são várias:

  1. Tirar e colocar a roupa da boneca.
  2. Dar banho.
  3. Pentear o cabelo.
  4. Abotoar a roupinha.
  5. Tirar e colocar os sapatinhos.
  6. Fazer lacinhos.
  7. Dar chupeta e mamadeira.
  8. Trocar a fralda…

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Jeito de brincar
Duas pessoas batem a corda e a terceira fica no meio, pulando e cantando os versos abaixo. Quem segura a corda vai aumentando e diminuindo a velocidade. Ganha quem demorar mais para errar (ou tropeçar).

A realidade é que existem bonecas de todos os tipos: madeira, trapo, porcelana ou plástico, entre outros. Eles podem ser do tipo recém-nascido ou com características adultas. Há também bonecos em miniatura, do tamanho de um bebê ou um pouco menor.

A boneca representa a profunda pulsação da sabedoria da psique. É ela que faz o trabalho interior e prudente. Ela é incansável e trabalha mesmo quando dormimos, como na história, quando fez todo o trabalho enquanto Vasalisa descansava. A boneca é o espírito interior, a voz da razão, do conhecimento.

Chocalho
Durante escavações feitas na cidade de Kültepe Kanis-Karum, que fica na atual região da Turquia, arqueólogos encontraram um chocalho de cerâmica que data de 4.000 anos. Eles acreditam que este pode ser o brinquedo infantil mais antigo que já foi descoberto.

O jogo é assim: você e pelo menos outro amiguinho ficam de frente para uma parede, cada um com uma bola na mão. Ao sinal, todos jogam a bolinha contra o muro e, enquanto ela estiver no ar, terão que obedecer as "ordens" da brincadeira. Por exemplo, quando disserem "Ordem!

Lata do jogo dos movimentos, um jogo bem divertido em que a criança retira uma carta da lata e precisa realizar o movimento/posição que consta na carta. O jogo contém 33 cartas de movimento e um rótulo, para colar na lata ou em caixa. Dica para maior durabilidade: recortar e plastificar as cartas, assim duram mais!!

Objetivo DESENVOLVER A LATERALIDADE, POSTURA, COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA, NOÇÕES DE ESQUERDA E DIREITA; ESTIMULAR A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS; PROMOVER UM MOMENTO DE DISTRAÇÃO E INTERAÇÃO.