Como é a boca de uma minhoca?

Perguntado por: agarcia5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

No primeiro segmento do corpo da minhoca, se inicia o sistema digestivo, onde se localiza a boca, que é recoberta pelo prostômio, uma proeminência dorsal em forma de cunha rica em terminações sensoriais que tem também a função de apreender e empurrar o alimento para dentro e definir a direção da escavação.

Conta com uma boca, algumas especializações para a ingestão do alimento na porção anterior do corpo do animal e um tubo digestivo com poucas especializações se encerrando em um ânus. As minhocas são animais detritívoros se alimentando principalmente de restos vegetais presentes no solo.

O líquido celomático, por ser incompressível, funciona como esqueleto hidrostático que, por ação dos músculos, se desloca em forma de ondas dentro da cavidade do corpo da minhoca, alterando seu formato original. Nas regiões dilatadas, a minhoca lança suas cerdas que se apóiam no substrato e a propulsam para frente.

12 anos

O tempo de vida de uma minhoca varia entre dez e 12 anos. Entretanto, no ambiente selvagem, as minhocas costumam viver no máximo até uma ou duas estações do ano devido à sua suscetibilidade a uma ampla gama de predadores.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição.

5 corações

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo.

Localizadas principalmente nos segmentos das extremidades, principalmente no prostômio, a projeção que antepõe à boca, e quase ausentes na região mediana da minhoca, as células fotorreceptoras percebem com distinção as diversas intensidades de luz, determinando quase sempre o afastamento do animal da fonte luminosa.

— Rica em proteína, vitaminas e sais minerais, a minhoca já vem sendo consumida pelo homem há milhares de anos, na forma de farinha, como ingredientes de sopas, em receitas de doces e assados — diz a nutricionista Izabela Freitas.

Os anelídeos apresentam um par de nefrídios por segmento. Esses nefrídios atuam como rins nos animais invertebrados.

Megascolides australis

A espécie de minhoca mais comprida é a gigante-australiana (Megascolides australis), autóctone da região sul de Gippsland, em Victoria, na Austrália, tem o corpo cilíndrico de coloração predominantemente rosa acinzentada e a cabeça colorida em vermelho escuro.

Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".

Importância das minhocas
As minhocas são animais que se destacam pelo seu papel no funcionamento do solo, sendo muito conhecidas por deixarem o solo mais arejado e fofo e por produzirem o chamado húmus de minhoca. O húmus de minhoca é um ótimo adubo natural, rico em fósforo, cálcio e potássio.

A minhoca (Lumbricus terrestris) é um anelídeo subterrâneo de corpo delgado subcilíndrico, deprimido para trás o que permite distinguir a parte anterior. A minhoca é um verme anelado, pois o seu corpo é constituído por cento e cinquenta anéis separados internamente por septos.

As minhocas geralmente entram em inatividade temporária sob condições defavoráveis de sobrevivência, especiamente quando submetidas à temperatura e umidade adversas.

As minhocas permanecem em túneis que escavam no solo. Quando chove muito, elas sobem até a superfície.

Essa espécie produz muitos casulos, em média de 1,2 a 2,7 por dia, porém de cada casulo nasce apenas 1 e 1,1 minhoca. A incubação do casulo é em torno de 18 dias e após 28 a 42 dias as minhocas atingem a maturidade sexual, estando prontas para reproduzir e iniciar um novo ciclo.