Como é a boca de quem tem HPV?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

lesões orais que se parecem com verrugas esbranquiçadas; dores de ouvido constantes; aparecimento de pequenas aftas, principalmente na gengiva, céu da boca e na língua; dificuldade na mastigação e deglutição de alimentos.

Os sintomas de HPV na boca incluem o surgimento de pequenas lesões, parecidas com verrugas esbranquiçadas, que podem se juntar e formar placas. As verrugas bucais podem ter cor branca, vermelha ou a mesma cor da pele.

Sintomas do HPV na boca
O vírus responsável pelo HPV é o papiloma vírus e seu período de incubação varia de quatro semanas a um ano. A maior parte dos sintomas pode não aparecer nesse tempo.

O HPV na boca ocorre devido ao contato da mucosa oral com o Papiloma vírus humano, por meio de contato direto com lesões feridas, que podem ocorrer durante o beijo ou o sexo. As feridas são mais comuns nos lábios e borda lateral da língua, embora qualquer área da superfície bucal possa ser afetada.

Melhorar a imunidade, consumindo mais alimentos ricos em vitamina C (acerola, caju, goiaba, kiwi, couve, morango, agrião, lima, limão) + carotenóides (cenoura, abóbora, manga, a goiaba, tomate, mamão).

Os principais fatores de risco para o HPV genital são: Ter muitos parceiros sexuais. Ter menos de 25 anos de idade. Início de atividade sexual em uma idade precoce (16 anos ou menos).

A infecção pelo HPV não é causa de dor ou desconforto.

Alguns remédios caseiros para HPV são:

  1. Chá verde. ...
  2. Chá de alho e limão. ...
  3. Suco de laranja com cenoura e beterraba. ...
  4. Chá de equinácea. ...
  5. Pomada de barbatimão.

Feridas na boca: tipo de lesão
Segundo pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), o tipo mais comum de lesão bucal causada pelo HPV é uma verruga conhecida como papiloma escamoso, que pode ser esbranquiçada ou da cor da pele, semelhante a uma afta, mas que não cicatriza.

O beijo pode transmitir o HPV, principalmente se uma das pessoas tiver lesão ou verruga por HPV na cavidade oral. Mas essa transmissão é rara. O HPV pode ser transmitido através do sexo oral, principalmente se a pessoa que recebe o sexo oral tem lesões ou verrugas de HPV.

Verrugas nos lábios: região mais comum, geralmente possuindo uma base mais estreita, sendo longa, firme e de cor clara; Verrugas na garganta: quando ocorre nessa região, é comum observar irritações na faringe e amígdalas, além de dor ao engolir a comida.

Como é feito o tratamento
No entanto, quando surgem lesões na boca, o tratamento indicado pelo médico geralmente é o laser, a cirurgia, a crioterapia, ou o uso de medicamentos, como ácido tricloroacético a 70 ou 90% ou interferon alpha, 2 vezes por semana, durante cerca de 3 meses.

  • Saburra e placa bacteriana. A saburra é uma camada de cor esbranquiçada, amarelada ou amarronzada formada por bactérias e restos de alimentos que se aloja na língua. ...
  • Mau hálito. Esse problema na boca pode indicar distúrbios gástricos ou infecção nas amígdalas. ...
  • Sangramento gengival. ...
  • Boca seca. ...
  • Feridas na boca.

O fato de ter mantido relação sexual com uma pessoa infectada pelo HPV não significa que obrigatoriamente ocorreu a transmissão da infecção. Você apenas deve ficar atenta(o) para o surgimento de alguma lesão.