Como é a boca de quem fuma?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Fumantes costumam ter dentes mais amarelados e escuros que não fumantes. Outro efeito da nicotina é o aumento da produção de melanina pelo corpo, o que afeta diretamente os tecidos da boca, como a gengiva e as bochechas, causando a chamada melanose de fumante e deixando esses tecidos manchados e mais escuros.

Escurecimento gengival
A nicotina presente no cigarro estimula a produção de melanina, um pigmento produzido pelo corpo, responsável pela cor dos cabelos e da gengiva, entre outros tecidos. Por isso, quem fuma pode apresentar manchas acastanhadas na gengiva.

Olá! Não através do beijo, mas você pode inalar a fumaça e resquícios do cigarro que ficam depositado nas roupas e isto pode ser um motivo para ter crise de asma.

O tabagismo excessivo pode provocar uma alteração da cor (geralmente das gengivas), que passa a ser castanho-escura ou preta, conhecida como melanose do fumante. As zonas quase negras na boca podem ser hereditárias.

O cigarro diminui a secreção salivar, deixa uma sensação de boca seca, denominada xerostomia, o que provoca dificuldade na mastigação, deglutição e fonação, além de tornar a mucosa bucal mais sensível, o que pode surgir feridas na boca e fissuras na língua.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem.

A nicotina estimula o SNC. Doses apropriadas causam tremores; entretanto, doses elevadas podem levar a convulsões. A forte estimulação do SNC é seguida de depressão respiratória e, em alguns casos, da morte. A nicotina induz ao vômito por ação central e periférica.

Efeitos do cigarro nos pulmões
“Contudo, as defesas não conseguem frear os agressores e, assim, as substâncias irritantes vão sendo liberadas cada vez mais e a parede dos brônquios passam a produzir muco – o que provoca tosse com expectoração (catarro) no paciente”, informa o médico.

No início do consumo, ela pode mesmo causar tontura, formigamentos e pequenas alterações do humor. Em geral, essas sensações passam à medida que a pessoa começa a consumir cigarros com maior freqüência. Ficar meio zonzo e "chapado" são experiências que podem acontecer com algumas pessoas que estão começando a fumar.

O clareamento dental consegue reverter diversos tipos de manchas, desde aquelas causadas por alimentos (como café, refrigerante e chás) até as que aparecem por ingestão de medicamentos (antibióticos), tabaco e outros hábitos diários.

Nos anos 1900, principalmente no auge da indústria cinematográfica de Hollywood, o cigarro tinha um “Glamour” todo especial. Era “chique” fumar.

Quando a pessoa começa um namoro ou casamento com um fumante, precisa ter consciência que esta é uma característica da pessoa que não vai mudar e não deve ser motivo para futuras brigas. No passado, o cigarro já foi sinônimo de elegância e status social, sendo por um período um atrativo no processo de conquista.

Consequências do tabagismo sobre o sono
Dificuldade em adormecer e manter o sono; Despertares noturnos; Aumento da ocorrência de roncos (veja abaixo);

Uma causa de uma tosse constante é o fumo. Isto é comumente referido como tosse de fumante e é causada pela falta de cílios na traqueia, estruturas responsáveis por aprisionar o muco e substâncias estranhas ao corpo, porém, com a inalação da fumaça as mesmas são paralisadas ou destruídas.

As consequências mais comuns do cigarro são: perda do colágeno; surgimento de rugas e linhas de expressão próximas à boca; manchas que tornam o tom da pele irregular, levemente acinzentado e opaco e poros mais dilatados e com cravos mais aparentes.

O hábito de fumar está associado a um risco de aumento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), ocasionando visão embaçada, distorção e, até mesmo, perda de visão. O Glaucoma, uma das maiores causas de cegueira no mundo, também pode ser potencializado pelo uso do tabaco.

Use açúcar, azeite e limão para fazer uma pasta esfoliante.
Aplique a pasta nos lábios e esfregue fazendo movimentos circulares para clarear seus lábios e remover a pele danificada. Depois de esfoliar por alguns minutos, enxágue tudo com água. Tente esfregar a pasta delicadamente na boca por três a cinco minutos.