Como é a barriga de uma grávida de 1 mês?

Perguntado por: dperes5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O primeiro mês de gravidez é marcado pela adaptação da mulher à maternidade: seu corpo passa por profundas mudanças, assim como as emoções. Nesse período, você já pode sentir a barriga durinha e os seios mais inchados e doloridos. Os cheiros passam a se tornar mais perceptíveis, trazendo, com eles, náuseas e enjoos.

O tamanho da barriga aproxima-se ao de um melão pequeno e é muito provável que as suas roupas lhe deixem de servir.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Algumas vezes, o ventre pode parecer mole, mais do o que considera normal, mas pode depender da posição. Quando está deitada, a barriga tende a ficar mais relaxada, mas isso não é uma regra, somente é o esperado.

Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.

Quando o organismo da mulher se prepara para menstruar, ela pode reter líquido e a barriga ficar mais protuberante. Por isso dizemos que barriga inchada pode ser gravidez quando o atraso é superior à uma semana.

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ
São eles: Atraso menstrual; Náuseas (enjoo e vômitos); Mastalgia (dores na mama e maior sensibilidade na região).

O primeiro mês de gravidez é marcado pela adaptação da mulher à maternidade: seu corpo passa por profundas mudanças, assim como as emoções. Nesse período, você já pode sentir a barriga durinha e os seios mais inchados e doloridos. Os cheiros passam a se tornar mais perceptíveis, trazendo, com eles, náuseas e enjoos.

Na parte da barriga, a médica obstetra informa que o primeiro crescimento acontece na região entre o umbigo e o osso do púbis.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Dor abdominal na gravidez provocada pela própria gravidez
Alterações hormonais, mudanças na anatomia abdominal e pélvica, crescimento do útero, contrações uterinas, movimentação do feto, compressão de órgãos abdominais e alterações dos ligamentos da pelve são algumas das causas comuns das dores “normais” da gravidez.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Primeira semana de gravidez: 5 sintomas que podem surgir

  1. Cólicas abdominais. ...
  2. Sensibilidade nas mamas. ...
  3. Cansaço excessivo. ...
  4. Variações de humor. ...
  5. Repulsa para cheiros fortes.

Como saber se estou grávida se não tenho sintomas? É possível descobrir através do atraso menstrual e para confirmar é só fazer um teste de gravidez.

Desta forma, as mulheres com ciclos regulares já podem desconfiar de gravidez com 5, 6 dias de atraso menstrual. Nesse sentido, o ideal é realizar um teste de gravidez para descartar ou confirmar esta possibilidade.

Como funciona o teste do cotonete na gravidez? Com as mãos bem limpas você deve pegar um cotonete e inserir no canal vaginal até o colo do útero. Você deverá notar a cor que o algodão tem quando retirado, assim como a consistência da secreção que virá junto.

Os sintomas mais comuns que acompanham o excesso de gases na gravidez incluem:

  1. Dor abdominal intensa, às vezes em forma de pontada que pode irradiar para o peito;
  2. Aumento da flatulência;
  3. Prisão de ventre;
  4. Barriga inchada;
  5. Cólicas intestinais.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

No início da gravidez, já na sexta semana, a mulher apresenta maior frequência miccional devido à ação do hormônio progesterona, presente também no trimestre final da gestação. São comuns e frequentes as idas ao banheiro. A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena.