Como é a aplicação das vacinas de 2 meses?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Recomenda-se que as crianças recebam a vacina oral nas campanhas de vacinação, desde que já tenham tomado duas doses de vacina inativada (aos 2 e 4 meses). Modo de aplicação: A vacina Sabin é oral, em forma de gotinhas. Já a VIP é dada em conjunção com a DTaP, com a mesma picada no músculo da lateral da coxa.

Ao total são 2 picadas. O esquema de vacina da Hepatite B é ao nascimento, depois com 2 meses e com 6 meses de vida.

A hora do banho pode ser estressante para o pet. Por isso, é recomendado esperar um tempo depois de tomar a vacina para cachorro filhote antes de dar banho no pet de novo.

Tríplice DTP
As reações mais comuns desta vacina são uma febre variável nas primeiras 24h após a aplicação, que pode perdurar até o segundo dia. A nádega, local onde a vacina é aplicada, pode ficar dolorida e inchada, por isso são recomendadas compressas quentes para amenizar o desconforto do bebê.

Paracetamol não deve ser administrado em crianças antes da vacinação. Os medicamentos antitérmicos podem ser usados se houver reação APÓS a vacinação, mas não antes, como forma de prevenção.

“Jamais medicar uma criança antes de fazer a vacina. Só é recomendado usar analgésicos após a vacina, se houver dor ou febre, nunca antes, pois pode atrapalhar o efeito da vacina.

Seja sincera: quantas vezes você levou seu filho para tomar vacina e ficou tentada a dar algumas gotinhas de antitérmico para que ele nem tivesse febre? Cuidado. Essa atitude pode atrapalhar a resposta imunológica do organismo à vacina.

Observar febre por até 2-3 dias, sintomas como dor ou irritabilidade. Colocar gelo no local da aplicação se com edema ou dor. Caso tome a vacina contra o rotavirus, orientamos cuidados com as fraldas, lavar sempre as mãos antes e depois de troca-las e despreza-las por 1 semana fora do quartinho do bebê.

Embora a reação de vacina não seja comum em todos os casos, é um mal aguardado por todos os pais quando iniciam a vacinação infantil1. A reação pode vir a surgir até 48 horas após a aplicação e costuma regredir naturalmente em 2 a 3 dias.

A recomendação é que todas as doses aplicadas sejam com a opção VIP. Os efeitos colaterais mais comuns desta é vermelhidão, dor no local e, por se tratar de um vírus vivo, febre.

A reação febril pode aparecer no intervalo de cinco a doze dias após a aplicação e pode variar de mínima a alta.

A vacina do SUS oferece proteção a 1 rotavírus em 2 doses, enquanto a vacina da rede privada oferece proteção a 5 tipos e é aplicada em 3 doses. Como já falei ali em cima, essa é uma vacina que possui cobertura de 90% das doenças graves de 13 tipos de pneumococos. Enquanto, a Pneumo-23 age complementando a 13v.

Febre acima de 37.8 graus até 72 horas da aplicação, dor e vermelhidão no local da picada, enjoo e diarreia. Irritabilidade, choro, sono e falta de apetite também podem surgir.

O que fazer quando o Bebê quer dormir após a vacina
Não existe nenhuma contra indicação em deixar ou não o bebê dormir após a aplicação das vacinas.