Como é a alimentação dos carnívoros?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Para a zoologia – ciência que estuda os animais – carnívoros são aqueles que se alimentam predominantemente da carne de animais vivos ou mortos. Os carnívoros podem manifestar algumas adaptações morfológicas que ajudam na aquisição dos alimentos.

Os carnívoros surgem na cadeia alimentar a partir do terceiro nível trófico e são chamados de consumidores. Podem ser secundários, terciários e até quaternários dependendo da extensão da cadeia. Os consumidores primários, por se alimentarem de plantas, são chamados de herbívoros e não de carnívoros.

Garras e dentes afiados, permitindo que eles rasguem as presas com certa facilidade. Músculos inferiores melhores desenvolvidos para correrem em alta velocidade. Sentidos mais aguçados (visão noturna, olfato e audição mais sensíveis) Habilidade de se camuflarem de acordo com o ambiente.

Os animais carnívoros são aqueles que se alimentam, principalmente, de carne de outros animais. São predadores, pois atacam e matam suas presas para poder se alimentar da carne delas. A maioria dos mamíferos carnívoros é de vida terrestre ou arborícola (que vivem principalmente nas árvores).

O urso polar ou urso branco (Ursus maritimus) é o maior carnívoro da Terra. Ele habita as terras congeladas do Ártico. Esse animal pode atingir os 2 m de altura e pesar mais de 600 kg.

1. Que come carne. 2. [ Zoologia ] Relativo aos carnívoros.

Conforme o tipo de alimento assim se classificam: animais carnívoros, animais herbívoros, animais granívoros, animais insectívoros e animais omnívoros. Os animais carnívoros alimentam-se de carne de outros animais (lobo, leão, raposa…). Os animais herbívoros alimentam-se de plantas (cabras, vacas, burros, coelhos…).

  • Therapsida
  • Elpistostegalia
  • Ferae
  • Ferungulata

Por estarem no topo da pirâmide alimentar, os carnívoros têm uma grande importância ecológica, pois podem regular a população de presas naturais e, desta forma, influenciar toda a dinâmica do ecossistema em que vivem.

A digestão hidrolítica prevalece em animais carnívoros, esses animais têm pouca fermentação e alta dependência de suas enzimas para hidrolise das macromoléculas dos alimentos.

São classificados como animais onívoros: seres humanos, jabutis, tartarugas, ursos (exceto polar), rato, morcego, suricato, corvo, porco, raposa, porco-espinho, peixe bagre, peixe piranha, carpa, avestruz, esquilo, chimpanzé, gambá-, jabuti, lobo-guará, cão, gato, entre outros.

Herbívoros: são aqueles que se alimentam de plantas e/ou algas. Carnívoros: alimentam-se de outros animais. O leão é um exemplo. Onívoros: aqueles que apresentam uma dieta mista, alimentando-se tanto de animais quanto de plantas e/ou algas.

Boi é o nome dado ao bovino macho, castrado; enquanto o bovino macho reprodutor é chamado de touro. Tais animais são herbívoros ruminantes. Eles se alimentam, principalmente, de pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar, e rações feitas de milho, sorgo, farelos, soja, dentre outros.

Mamíferos. Os mamíferos que se alimentam de cobras venenosas incluem vários gambás (Didelphidae), pelo menos dois ouriços (Erinaceidae), vários mangustos (Herpestidae), vários mustelídeos e alguns camgambás.