Como é a alergia de fralda?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Para identificar a alergia de fralda no bebê, tem que prestar atenção nas reações da pele em contato com a fralda, as principais são as assaduras, sendo vermelhas e até roxas, as lesões podem ser brilhantes e descamativas, espessas e até ulcerativas.

Normalmente é prescrito creme com ação antifúngica como cetoconazol e nistatina ou nitrato de miconazol. diagnósticos diferenciais (outras situações que podem ocorrer na pele), como dermatite atópica, dermatite seborreica, psoríase na área da fralda entre outras.

A dermatite das fraldas, também conhecida como assadura ou dermatite amoniacal, é uma dermatite inflamatória frequente no primeiro ano de vida dos bebês, que atinge as áreas cobertas pelas fraldas (períneo, nádegas, região púbica e face interna das coxas).

As famigeradas assaduras são manchas vermelhas entre as dobrinhas da pele. Podem ser apenas uma irritação ou uma infecção por fungos – quando as lesões descamam, ardem e coçam.

A fralda descartável Pampers Confort Sec conta com loção hipoalergênica para prevenir irritações na pele sensível do bebê.

Qual pomada usar para dermatite de fralda? A Pomada para Dermatite de Fralda da Unicpharma é uma excelente opção pois contém Dexpantenol, Oxido de zinco e Vitamina A, juntos tratam a vermelhidão e irritação agindo na regeneração e cicatrização da pele de maneira eficaz e segura.

Recém-nascidos, em geral, têm fezes com pH discretamente mais ácido devido à imaturidade das enzimas dissacaridases, como a lactase, por exemplo. O pH das fezes de um bebê em aleitamento materno exclusivo pode variar entre 5 e 6.

Trata-se de dermatite de contato por irritante primário na área da fralda. O aumento da temperatura e da umidade local provoca maceração da pele, que se torna mais susceptível à irritação ocasionada pelo contato prolongado com urina e fezes. O uso de pós, óleos, sabões e pomadas irritantes agravam o quadro clínico.

O eritema da fralda por Candida é uma infeção que causa irritação da pele e que deve ser tratada com um medicamento antifúngico. Canesten creme com clotrimazol é usado há mais de 25 anos para tratar o eritema da fralda por Candida.

Causa. É uma irritação causada pelo contato prolongado da pele com urina e fezes. Na área das fraldas também ocorre mudança do pH e da flora microbiana que torna a pele mais sensível. Não é uma doença contagiosa e às vezes pode ser agravada pela presença de fungos no local (sapinho/candidíase).

Dúvidas frequentes sobre assadura em bebê
Os sintomas são super parecidos. Porém, a diferença é que, além da vermelhidão, das brotoejas e da irritação, a alergia causa descamação na pele do bebê nas regiões que ficam em contato com a fralda (virilha, genitais e bumbum).

Detalhes. A assadura é provocada pelo suor e de umidade. Já a dermatite é causada pelo acúmulo de fezes e urina.

O primeiro passo é lavar com água corrente para retirar os resíduos da pele. Caso a ardência, coceira ou vermelhidão continue, procure um ginecologista. Ao contrário do que comentários afirmam no vídeo, não é indicado passar maizena na região íntima.

A formiga, então, gruda na nervura principal de uma folha e o fungo começa a crescer a partir da cabeça da formiga, criando uma espécie de antena com uma bola na ponta, que é o que chamamos de esporângio. É assim que o fungo faz para liberar pequenas partículas de reprodução, que são os esporos”, detalha.

Tratamento para candidíase em bebê
Somente um médico poderá indicar o melhor tratamento para candidíase de fralda ou bucal. Mas geralmente o tratamento é feito a partir de remédio antifúngico oral e pomada ou creme para aplicar na região afetada.

Ao procurar o que é bom para assadura em bebê, o amido de milho sempre aparece nas listas. Popularmente chamado de Maizena, o amido de milho ajuda a evitar tanto a brotoeja nas dobrinhas do bebê como assaduras, pois, por ser mais consistente do que o talco, possui maior capacidade de absorção da umidade local.

Todos os modelos de fraldas da marca Pampers (Supersec, Confort Sec e Premium Care) são dermatologicamente testadas e hipoalergênicas para garantir que as fraldas sejam suaves contra a pele do bebê.

A Pampers verde é projetada com canais de ar que mantêm o bebê seco por até 12 horas, enquanto a Pampers vermelha não possui essa tecnologia.

Indicações: A pomada dermatológica de nistatina com associação de óxido de zinco apresenta ação protetora no tratamento de assaduras infantis (dermatite amoniacal “dermatite das fraldas”). Outras indicações, são os intertrigos (mamário, perianal, interdigital, axilar), as paroníquias por Monilia.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.