Como duphaston age no corpo?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Medicamentos como DUPHASTON® são chamados de “progestagênios”. O organismo normalmente equilibra a quantidade de hormônio natural progesterona com estrogênio (outro principal hormônio feminino). Se seu organismo não produz progesterona suficiente, DUPHASTON® supre essa deficiência e restaura o equilíbrio.

Por exemplo, tomar 1 comprimido de manhã e outro à noite. Tente tomar os comprimidos no mesmo horário todos os dias. Isto certificará com que haja uma quantidade constante do medicamento no seu corpo. Isto também irá ajudá-lo a lembrar de tomar os seus comprimidos.

Tomando Duphaston® (por pelo menos 12 dias por mês ou em ciclos de 28 dias), ou a terapia combinada estrogênio-progestagênio em mulheres que não retiraram o útero pode ajudar a prevenir o aumento do risco que está associado à terapia de reposição hormonal feita com estrogênio isoladamente.

Reações adversas que podem ocorrer tomando Duphaston
Problemas de fígado: os sinais podem incluir amarelamento da pele ou no branco dos olhos (icterícia), sensação de fraqueza, geralmente sensação de mal-estar ou dor de estômago (afetam menos que 1 em cada 100 pessoas);

Dor no peito que se prolonga para o braço e pescoço. Este pode ser um sinal de ataque do coração; Dor de cabeça ou enxaqueca inexplicável e intensa, (com ou sem problemas de visão). Estes podem ser sinais de um AVC (derrame cerebral).

Duphaston® é indicado para o tratamento de menstruação dolorosa; endometriose; interrupção da menstruação antes da menopausa; ciclos menstruais irregulares; fluxo menstrual muito intenso ou que ocorre entre uma menstruação e outra; síndrome pré-menstrual (TPM); redução do risco de aborto; infertilidade devido aos ...

Sangramento vaginal inesperado ou sangramento de escape pode ocorrer durante os primeiros meses de uso de DUPHASTON®.

A ultrassonografia dos ovários é um método capaz de identificar a existência de folículos dominantes e que estão prestes a romper. A ultrassonografia feita pela via transvaginal é mais confiável que a ultrassonografia pélvica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Não tome Duphaston® se você está amamentando. Não se sabe se Duphaston® é excretado no leite materno e afeta a criança. Estudos com outros progestagênios demostraram que pequenas quantidades desses podem passar para o leite materno.

Até o momento, não existe evidência que o uso da didrogesterona durante a gravidez seja prejudicial. Mais de 10 milhões de mulheres grávidas têm usado DUPHASTON® (didrogesterona). Converse com seu médico antes de tomar DUPHASTON® (didrogesterona) se você está grávida.

Você pode tomar os comprimidos com ou sem alimentos. Se você tem que tomar mais de 1 comprimido, distribuí-lo uniformemente ao longo do dia. Por exemplo, tomar 1 comprimido de manhã e outro à noite. Tente tomar os comprimidos no mesmo horário todos os dias.

A progesterona é um hormônio esteróide feminino produzido no ovário a partir da puberdade. Esse hormônio está associado à preparação tanto do útero para a fecundação, quanto das glândulas mamárias para a amamentação.

Dienogeste Nova Química 2mg, caixa com 56 comprimidos.

Após a ingestão oral, os níveis de progesterona sanguínea aumentam a partir da primeira hora e picos plasmáticos são obtidos em uma a três horas após a administração.

A Didrogesterona é um progestagênio ativo por via oral que produz um endométrio completamente secretório em um útero sensibilizado por estrogênio, e assim, oferecendo proteção contra o aumento do risco de hiperplasia endometrial e/ou carcinogênese induzido pelo estrogênio.

10 mg duas vezes ao dia, do 5º ao 25º dia do ciclo. 10 mg duas a três vezes ao dia, do 5º ao 25º dia do ciclo ou continuamente. Um estrógeno uma vez ao dia, do 1º ao 25º dia do ciclo, junto com 10 mg de DUPHASTON® duas vezes ao dia, do 11º ao 25º dia do ciclo.