Como drenar canal lacrimal?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A dilatação, a sonda e a irrigação são tratamentos minimamente invasivos e que podem ser usados para desbloquear o canal lacrimal. Esse procedimento é feito sob anestesia geral e leva cerca de 30 minutos.

O canal lacrimal entupido é o bloqueio parcial ou completo do sistema de drenagem lacrimal, provocando um acúmulo de conteúdo lacrimal e com isso, as lágrimas transbordam e ocorre lacrimejamento, além de gerar outros sintomas como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, irritados e inchados podendo chegar a uma infecção ...

Recomenda-se o início das massagens no canto nasal do olho acometido ( onde está o saco lacrimal ) o mais precoce possível. As massagens devem ser realizadas como se estivesse comprimindo, com a polpa digital do indicador, um tubo de pasta de dente com a abertura para baixo.

Complicações da obstrução das Vias Lacrimais
Tanto na criança quanto no adulto com lacrimejamento, pode ocorrer em alguns casos, infecção dentro do “saco lacrimal” que aparece como inflamação elevada e dolorosa ao lado do nariz, chamada dacriocistite aguda.

Causas. A dacriocistite geralmente é secundária a uma obstrução do canal nasolacrimal que provoca o acúmulo de lágrimas aumentando as infecções. Pode ser causada por traumatismos nasais, desvios de septo, rinite hipertrófica, pólipos nasais, hipertrofia do corneto inferior e dacriostenose congênita residual.

Evite água boricada e soro fisiológico
O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

Hyabak® é um colírio lubrificante sem conservantes que contém hialuronato de sódio na composição. O que é olho seco? O olho seco é uma condição médica comum que ocorre quando as lágrimas não são mais capazes de oferecer lubrificação adequada aos olhos.

O médico oftalmologista especialista em plástica ocular e vias lacrimais atua na área de pálpebras, vias lacrimais e órbita.

Sistema de drenagem lacrimal
Normalmente, as lágrimas drenam por duas pequenas aberturas nos cantos do olhos (pontos lacrimais). As lágrimas são bombeadas pela ação do piscar das pálpebras para dentro do ducto lacrimal e finalmente para dentro do nariz. Esta é a razão de seu nariz escorrer água quando você chora.

Para estimular as glândulas meibomianas e favorecer a secreção do óleo necessário para as lágrimas, aqueça uma toalha húmida no microondas. Aplique-a sobre os olhos fechados e deixe-a atuar durante três minutos. Depois, com os olhos ainda fechados, esfregue a zona em volta dos olhos com os indicadores.

O caminho da lágrima
Produzidas pelas glândulas lacrimais, localizadas atrás das pálpebras superiores, as lágrimas fluem para a superfície dos olhos. São então drenadas por meio de duas aberturas para dentro do saco lacrimal e, por sua vez, caminhando para o tubo do canal lacrimal para o nariz e a garganta.

Como é realizada a Dacriocistorrinostomia
Geralmente realizado por uma parceria entre o oftalmologista e o otorrinolaringologista, tem a vantagem de não apresentar cicatriz na pele.

A Dacriocistorrinostomia (DCR) é a cirurgia que corrige a obstrução baixa das vias lacrimais. Trata-se de um procedimento cirúrgico da dacriocistite crônica e aguda após seu tratamento clínico com antibiótico. Pode ser realizada por via externa ou nasal.

O tratamento inicial é feito com aplicação frequente de compressas quentes e antibiótico oral para casos leves ou antibiótico intravenoso para casos graves. O antibiótico é normalmente cefalosporina de 1ª geração ou penicilina sintética resistente a penicilinase.

Outros problemas com as glândulas lacrimais incluem inflamação, infecção ou tumores que se desenvolvem nas glândulas. Inchaço nessas glândulas pode ocorrer como um efeito colateral de outros problemas, como Síndrome de Epstein-Barr ou caxumba, ou pode ocorrer por causa de infecção bacteriana ou viral.

Hordéolo, popularmente conhecido por terçol, é causado por infecção das glândulas por bactérias e apresenta pus na região. Se parece com uma espinha e é normalmente localizada em uma pequena parte da pálpebra, mas também pode se estender por toda a extensão dos olhos.

Higicler Solução Oftálmica Colírio 10mL - Higicler é antisseptico ocular, auxilia na limpeza dos olhos irritados por pó, vento ou corpo estranho e na higiene dos olhos após banho de mar ou piscina.

Colírios lubrificantes
Alguns exemplos de colírios que podem ser usados para lubrificar os olhos são o Systane, Lacril, Trisorb, Lacrima Plus, Lacribell, Artelac ou Lacrifilm, que podem ser comprados em farmácias, sem que seja necessário a apresentação de receita médica.