Como drenar a água do quintal?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

E os modelos mais adequados para drenar águas de enchentes são a bomba submersível e a bomba autoescorvante, pois são máquinas capazes de drenar de maneira rápida a água que se acumulam em áreas subterrâneas (estacionamentos, por exemplo).

Formas de drenar a água do solo
O processo de drenagem na agricultura pode ser realizado de duas formas: superficial e subterrânea. Somente um profissional habilitado consegue determinar qual a melhor forma de drenar a água da área. A drenagem superficial retira o excesso de água acumulado na superfície do solo.

As valetas ajudam as sarjetas a escoarem as águas pluviais até a rede de escoamento. De acordo com o dimensionamento da água a ser escoada, as valetas podem ter formato trapezoidal ou retangular e ainda, serem revestidas ou não.

Bom, quando o terreno é muito alagado, primeiramente deve se aterrar e nivelar o terreno e depois fazer um radie na área que vai ser construída de forma que todos os pilares fiquem unidos como se fosse uma laje sobre o terreno.

R: Primeiro abra uma vala para a drenagem no perimetro, depois encaminhe essa agua para algum veio de agua com nivel inferior, ou faça o bombeamento, depois faça a limpeza do terreno, coloque um solo firme, compacte, coloque rachao e compacte... Foi útil para você?

Para resolver esse problema, não tem jeito: é preciso investir em um novo sistema de drenagem. De acordo com as características do solo, a drenagem pode ser superficial ou subterrânea, com o auxílio de tubos de drenagem. Mas, dependendo do caso, basta direcionar a água na direção correta para resolver o problema.

A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.

Coloque aproximadamente de 5 a 7,5 centímetros de cascalho na base da vala, sobre o tecido geotextil. Coloque o cano. Coloque o cano de drenagem perfurado dentro da vala sobre o cascalho. Mantenha os buracos dod reno virados para baixo", pois isso garantirá a melhor drenagem.

Tipos de drenagem

  • Canais.
  • Tubos.
  • Valas.
  • Fossos.
  • Túneis.

Para cada vaso ou jardineira, o processo de drenagem é formado por 1/3 de brita e 2/3 de areia misturada com terra vegetal adubada. Neste caso, a brita do tipo 1 e a areia produzidas pela Votorantim Cimentos são excelentes opções para garantir a qualidade do serviço.

Ou seja, para solos com excesso de umidade, a drenagem é extremamente indicada; assim, o plantio torna-se inviável. Com um solo drenado, você poderá aumentar a produtividade e criar novas áreas de cultivo.

Como fazer a drenagem com o tubo dreno corrugado?

  1. Verifique se no local há cabos subterrâneos. ...
  2. Determine a área. ...
  3. Cave a trincheira. ...
  4. Faça a instalação do poço seco. ...
  5. Instale o tubo dreno corrugado. ...
  6. Não se esqueça de verificar a inclinação do tubo. ...
  7. Instale tampas de drenagem nas extremidades. ...
  8. Finalize o solo.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
Normalmente a água é drenada através da rede pluvial para os rios e córregos, porém uma boa alternativa pode ser seu reaproveitamento em processos industriais e vasos sanitários.

Drenagem urbana é o sistema de manejo projetado pelo poder público do município para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebe-las.

Drenagem agrícola: Processo de remoção do excesso de água da superfície do solo e/ou subsolo visando o aproveitamento agrícola. Dreno de terra, muitas vezes conhecido como dreno francês, é o nome dado aos tubos flexíveis enrolados colocados no subsolo para aliviar o excesso de água superficial.

1 – Para transpor o alagamento, engate a primeira marcha e mantenha uma velocidade baixa e constante, em torno de 10km/h durante a travessia. Em carros automáticos, use marcha reduzida (L) ou segure a mais baixa possível. Isso ajudará a evitar a entrada de água no escapamento.

Melhor material sem dúvida é a terra vermelha ou fazer um solo cimento compactado com camadas finas.

Os trabalhos de aterro e reaterro das cavas de fundação terão de ser executados com material escolhido, de preferência areia ou terra (nunca turfa nem argila orgânica), sem detritos vegetais, pedras ou entulho, em camadas sucessivas de 30 cm (material solto), devidamente molhadas e apiloadas, manual ou mecanicamente, a ...

É recomendável que se utilize rolos tipo pé de carneiro em um aterro, pois permitem melhor compactação do solo, maior eficiência e economia de tempo e mão de obra. A compactação do aterro nunca poderá ser feita utilizando-se apenas o trator de esteiras.

A areia e a manta garantem que a água escoe para a próxima camada (a de pedra), porém que os nutrientes fiquem retidos e acessíveis para a absorção da planta através da raiz. Pedriscos: além de ajudar na drenagem, deixam o vaso mais bonito. Como possuem estrutura porosa e irregular, facilitam a absorção da umidade.