Como dormir quando está com dor na lombar?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso.

Um trauma ou sobrecarga muito grande sobre a musculatura e/ou as vértebras da coluna podem gerar uma lesão inflamatória. Sendo assim, a dor na lombar se manifestará em decorrência dessa inflamação dos tecidos.

A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.

As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados. Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco.

A parte inferior da coluna vertebral é chamada de região lombar ou coluna lombar. Fica logo abaixo das costelas e acima da linha dos glúteos. Normalmente, temos uma curvatura para dentro, nesta região (lordose). A coluna vertebral é composta de ossos chamados vértebras, cujo formato é circular.

Alongamento de coluna
Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.

Como identificar a dor muscular? A dor muscular pode ser reconhecida pela grande irritação no local em que ela está ocorrendo. Isso resulta na limitação dos movimentos feitos pela pessoa, já que, ao se mexer, ela piora.

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux).

A lombalgia é caracterizada pela dor no final da coluna. É a segunda maior causa de afastamento do trabalho e prejudica em muito as atividades do dia-a-dia. E o pior: ela tende a aumentar justamente porque passamos grande parte do tempo sentadas com posturas inadequadas.

Exercícios de fortalecimento muscular e alongamento podem ser realizados pela maioria dos pacientes que sofrem de dores lombares por causas mecânico-posturais, explica a fisioterapeuta Raquel Casarotto, professora de ergonomia em fisioterapia preventiva da Faculdade de Fisioterapia da USP (Universidade de São Paulo).

Para alongar bem a região da lombar, comece a se inclinar para a frente (mantendo as costas bem retas), aproximando o peitoral das pernas, até sentir os glúteos alongarem bem. Mantenha-se nessa posição por 20 ou 30 segundos, depois volte, relaxe e repita o procedimento.

A ressonância magnética da coluna lombar permite identificar uma série de patologias nessa região das costas, como doenças infecciosas, degenerativas e inflamatórias. Além disso, é possível detectar traumas como fraturas por estresse de vértebras, assim como tumores malignos ou benignos.

A lombalgia aguda acontece por lesão repentina (como um estiramento muscular, por exemplo), sendo geralmente uma dor intensa que aparece após um esforço físico ou um movimento inadequado. Felizmente, a lombalgia, na maioria dos casos, costuma ir embora sozinha dentro duas a quatro semanas.