Como dormir no primeiro dia de trança?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para diminuir o incômodo das tranças recém feitas, evite dormir com as tranças pra fora da cama ou em posições mais baixas que o seu corpo. Se o efeito de tensão provocado pelo peso é o que pode causar o incômodo, uma boa noite de sono pode ser garantida por um travesseiro extra.

Você pode, sim, lavar suas tranças diretamente no chuveiro, mas um método para ajudar na durabilidade é lavar somente a raiz e não usar condicionador nem nada que possa deixar resíduo. Nós indicamos que a cliente dilua o shampoo na água e, com um borrifador, passe na raiz na hora da lavagem”, explica.

Dormir com tranças é seguro para o cabelo? Sim, mas você pode danificar o cabelo se as tranças forem apertadas demais. Quando você trança o cabelo com muita tensão, faz pressão no couro cabeludo, o que pode levar a queda de cabelo.

Proteja suas tranças à noite: Para evitar danos nas tranças durante o sono, use um travesseiro de cetim ou outro tecido macio para cobrir a cabeça. Isso vai amortecer o impacto do movimento do corpo durante a noite e prevenir o atrito contra o travesseiro, que pode danificar as tranças.

Enrole um lenço ao redor da cabeça antes de dormir. Use um pedaço grande de tecido com 100x100 cm para cobrir completamente as tranças e prevenir a criação de frizz no cabelo durante a noite. Você também pode usar um lenço do tipo "meia", que fica por cima das tranças como uma meia ou fronha.

15 dias

Mesmo que a trança ainda esteja ótima, existe um tempo limite para ela ficar na cabeça. O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

Para lavar as tranças e o couro cabeludo a expert recomenda um shampoo diluído em água. O produto deve ser borrifado em cada espaço do couro cabeludo e espalhado com uma massagem sutil.

Nos benefícios ainda podemos listar: o forte significado cultural e ancestral para todos os negros, praticidade no dia-a-dia e o auxílio no crescimento, já que as tranças protegem os fios contra as agressões externas.

Dicas de como preservar a trança raiz por mais tempo
Durma com uma touca de cetim para evitar a fricção do cabelo com a fronha do travesseiro, que pode ocasionar em frizz no cabelo.

A tração da trança desencadeia o prurido. Quanto maior a tração maior a liberação dos mediadores químicos. A menor tração dos fios de cabelo pode ser entendida pelo organismo como agressão.

Após usar a toalha, você pode deixar as tranças secarem naturalmente ou ainda usar o secador. Mas atenção: não utilize o jato quente, hein? Isso pode derreter a cola usada nas tranças e ainda causar danos ao couro cabeludo.

O nó feito na colocação da box braids pode causar irritação e coceira no couro cabeludo devido a tensão nos fios. Na colocação de tranças sem nós, há flexibilidade imediata para estilizar o cabelo, no entanto a box braids necessita de alguns dias para o manuseio devido a tensão.

Cuidados essenciais com as tranças na praia
Ao entrar na água, os fios automaticamente ficam mais pesados e isso gera uma pressão maior sobre a raiz dos cabelos com tranças. Para aliviar esse peso, a dica é entrar na água sempre com a madeixa presa.

É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força". É VERDADE: os fios podem crescer mais rápido se as suas refeições forem ricas em proteínas: carnes, ovo e queijos, por exemplo. Isso porque a proteína é a matéria- prima dos fios.

É importante evitar cremes e condicionadores, pois eles deixam resíduos nas tranças. Além de penteado para o dia a dia, a nagô pode ser utilizada durante o processo de transição – momento cheio de complexidades, que envolve lidar com duas texturas diferentes.

Por isso, as suas primeira lavagem depois de tirar as tranças sintéticas devem ser feitas com um shampoo hidratante, que trate os fios enquanto faz a limpeza. Procure por verrsões do produto que são potencializadas com óleos nutritivos e vão trabalhar para que os fios fiquem macios e brilhosos com o tempo.

dois meses

Como cuidar e quanto tempo dura a trança twist? Em comparação às box braids, a trança twist é um penteado que dura um pouco menos, podendo ficar nos fios por, no máximo, dois meses. Porém, a técnica mais demorada (que pode levar até 6h) ainda é mais rápida de fazer do que outros tipos de tranças.