Como dormir com imobilizador de joelho?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Não é recomendado dormir com o imobilizador de joelho. Sua utilização deve ser sempre orientada por um especialista. Siga corretamente as instruções do médico.

Os imobilizadores de joelho são aparatos removíveis que mantêm a estabilidade do joelho. Em geral, utilizam-se imobilizadores de joelho para lesões que se beneficiam da imobilização, mas podem tolerar breves períodos sem imobilização; portanto, não requerem aparelho gessado.

Imobilizar a articulação ajuda a manter a dor do trauma estável. O objetivo de manter a articulação imobilizada é prevenir possíveis danos à área traumatizada. “O local afetado pelo trauma cria um processo inflamatório que resulta em dor.

A joelheira ou o tensor ajudam a te dar mais estabilidade ao se movimentar. Você pode usar durante o dia e tirar só para dormir.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais após um entorse, evitando o agravo da lesão.

Quanto tempo demora para curar a entorse? O tempo de recuperação, assim como o tratamento, depende sempre do nível da torção do joelho. No geral, é comum a liberação do paciente após 3 a 6 meses da lesão. Quando é feito sessões de fisioterapia, é comum que o paciente também consiga se recuperar mais rapidamente.

É necessário usar alguma forma de imobilização do joelho, como uma tala gessada, gesso ou órtese (brace). A imobilização fica no seu joelho por cerca de 6 semanas, que é o tempo normalmente necessário para a cicatrização da patela.

Principais lesões:
O tratamento é feito com imobilização e fisioterapia, com tempo de recuperação total do joelho de três a seis semanas.

Para se recuperar mais rápido de uma entorse do joelho, você precisa seguir um plano de cinco etapas do tratamento, clinicamente conhecido como PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação). No momento agudo da torsão, exponha a área lesionada, proteja com algo rígido, como uma tala ou uma faixa.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

Algumas das causas mais comuns que podem fazer uma pessoa não conseguir dobrar o joelho sem sentir dores podem ser Osteoartrose, Tendinite Patelar ou Ruptura de ligamentos do Joelho.

Geralmente, o uso deve ocorrer durante a realização dos movimentos. Já a joelheira ortopédica vai depender do tipo da lesão sofrida e do tempo de tratamento de cada paciente. Nesses casos, é importante seguir a recomendação médica e de um fisioterapeuta.

5 formas possíveis de aliviar a dor no joelho

  1. Repouso. O esforço excessivo e repetitivo de músculos, tendões e articulações pode estar por trás da dor nos joelhos. ...
  2. Compressa. ...
  3. Fisioterapia. ...
  4. Analgésicos e anti-inflamatórios. ...
  5. Infiltração guiada por ultrassom.